Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Vamos nos mostrar um povo alegre, trabalhador e corajoso

06/09/2019 - 09h32min

Estância Velha parece disposta a enaltecer sua história. Na Praça 1º de Maio foi exposto um fulão, para relembrar os tempos em que Estância Velha era conhecida como capital do couro. Ah para quem não sabe, e deve ter muitas crianças que nem sabem, o fulão é um cilindro usado para o beneficiamento de couro.

CURTUMES

Tenho lido muito ultimamente, as pessoas dizerem que estão com saudade do fedor dos curtumes. Perdoem discordar. Não sinto nenhuma saudade dos tempos em que éramos conhecidos como Cubatão do Sul, quando tínhamos dificuldade até para respirar tamanha poluição que existia na nossa cidade. Esta história que era cheiro de dinheiro não é verdade, era desrespeito com o meio ambiente mesmo. Eu prefiro os tempos de economia diversificada, com muitos segmentos fortes na cidade, como o ramo alimentício, o comércio, a prestação de serviços. Novos desafios para pessoas visionárias.

CRIATIVIDADE

Lembro com muito carinho quando escutava o Toco dizer: “nós precisamos diversificar a nossa economia, não podemos depender dos curtumes, precisamos ser criativos e apostar numa economia mista, os curtumes, infelizmente, estão com os dias contados” (e ele tinha razão). Depois que a nossa vizinha Novo Hamburgo, deixou de ser a capital do calçado era meio óbvio que chegara a nossa vez. Nada de saudosismo gente, bola pra frente. Eu tenho dúvidas se estas pessoas que falam tanto em desemprego, têm alguma especialização na área de couro. Entendo que a economia no País não vai muito bem, e o número de desempregados é alto. Mas nós podemos sim andar na contramão. Vamos ser criativos e fugir da crise.

MUDAR O NOSSO PERFIL

Quanto mais nós criticamos a nossa própria cidade, menos os empresários terão vontade de se instalar por aqui. Vamos nos mostrar como um povo alegre, trabalhador e corajoso (que somos de fato). Críticas e vitimismo não nos levarão a lugar nenhum.

DISCUSSÕES E ACORDOS

<10>Nos bastidores já surge a possibilidade de três partidos estarem se acertando para a próxima eleição. Dois deles já me confirmaram que estão dispostos a sentarem e conversarem. É um período de muita discussão. E ainda tem aqueles dois ou três que estão blefando, dizendo que irão com chapa pura. Nem de longe acredito nisso. É apenas a isca para que outros partidos se aproximem de tamanha confiança.

CARLITO BORGES

O suplente Carlito Borges (PCdoB) assumiu a Câmara esta semana. Aliás, comenta-se que o vereador está de malas prontas saindo do partido comunista. Alguém arrisca o seu destino? Eu sim, PTB. Será?

Um excelente final de semana a todos

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.