Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Comentários sobre eleições em entidades que respingam na política

16/10/2019 - 10h09min

– Na semana passada, deixamos uma pergunta no ar, em relação a um Baú de Recordações. Em 1982, a Sociedade Atiradores fez a eleição do conselho deliberativo, e, curiosamente os dois mais votados empataram. Mas a curiosidade não termina aí, pois ambos acabaram se elegendo prefeito e vice em 1992.
– Renato Dexheimer e Juarez Stein, ambos ficaram empatados com 59 votos. Seis anos depois o PMDB, que ambos integravam, venceu a eleição para prefeito – com Mallmann na cabeça de chapa. E 10 anos depois ambos se elegeram prefeito e vice.
– Como se vê, eram tempos em que ser da diretoria de entidades gabaritava a pessoa a entrar para a política. Ou concorrer a cargos maiores! Quantos não começaram assim?
– Parece que era uma prévia de quem venceria as eleições. Inclusive, fato parecido a gente viu há menos de 10 anos, em municípios vizinhos, onde quem venceu a eleição na Paróquia ou no time de futebol acabou vencendo a eleição municipal. E vice-versa!
– Já em Herval acontecia algo parecido. O “estágio” para ser prefeito, digamos assim, era ser presidente da Festa da Batata e dar tudo certo no evento.

NÃO QUER CALAR

Com base nisso, perguntamos: Hoje tem a ver uma coisa com a outra? Qual seria a prévia para habilitar alguém a ser prefeito? Presidir alguma entidade? Para bom entendedor…

COLUNA DOS PARABÉNS

– Nossas felicitações aos professores pela passagem do seu dia. O professor sempre foi e continua sendo um alicerce da sociedade, sendo pai, mãe e padrinho. Infelizmente, perdeu um pouco de sua relevância na sociedade (vide a questão salarial) por conta de políticas erradas ou políticos com objetivos obscuros, que queriam a destruição da sociedade. Bons tempos onde professores, padres e pastores eram os guardiões da nossa sociedade, educando e orientando. Aliás, bons tempos hoje, em nossa região, onde isso ainda ocorre!
– Enfim, a todos os professores que me orientaram, do pré-escolar até a formatura em jornalismo, meu muito obrigado. E, em nome destes, estendemos o elogio a todos.
– E aos que não gostam da coluna dos parabéns, que só querem ver o circo pegando fogo na Começo, indago: você pode não se dar conta, mas quase 100% de toda a base de tudo o que você sabe, você aprendeu na escola, seja onde fica Brasília, seja quem foi D. Pedro, seja a escrever corretamente, seja somar e dividir…
– Ah, sim, hoje é dia 16. Dia do Professor foi dia 15. Mas como estamos em férias, a gente se atrapalha um pouco e não sabe se é segunda ou sábado…
– Neste fim de semana teremos Festa Nacional da Lavanda em Morro Reuter. Agende-se! Se for como das anteriores, serão um grande evento. Felicitações à Prefeitura, ao Sindicato Rural (o mesmo de Dois Irmãos) e todos os expositores, feirantes e agricultores.
– Falando em festa grande, o que você achou do pedido da Câmara sobre os números e a grana movimentada pelo Kerb?
– A mensagem positiva do dia: “Uma pessoa que não consegue ser grata é debilitada emocionalmente”, de Paulo Vieira, o mesmo autor da frase: “Não perdoar é beber todo dia uma gota de veneno e esperar que o outro morra”. Reflita!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.