Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Comentários sobre a China e sobre a lição que a nossa região ensina ao Brasil

03/02/2020 - 16h59min

Atualizada em 12/02/2020 - 17h00min

O pessoal daqui da região que trabalha no ramo calçadista na Ásia sempre pega férias esta época do ano por conta do Ano Novo chinês. Mas agora, vão demorar um pouco mais para voltar à China porque o governo de lá tomou algumas medidas protetivas.

RÁPIDAS

– Hoje acontece a primeira sessão da Câmara, às 19h.
– A prefeita Tânia entrou em férias, então, Jerri é o prefeito nestes 11 dias.
– A nossa assinante de longa data, Licinia Giehl também fabricava fumo de corda com seu marido. Ela comentou isso em menção ao nosso vídeo que já ultrapassou 1 milhão de pessoas alcançadas!
– Pedimos desculpas pela confusão causada em uma das colunas esta semana. A família não reclamou de absolutamente nada, e, por isso, resolvemos fazer uma matéria sobre o assunto.
– Parabéns ao Vantuir Blume, novo gerente da nossa Sicredi. Seja bem-vindo de volta à terra, pois antes atuava de gerente em outras instituições fora da cidade!
– Por falar em Sicredi, a nossa aqui é a Sicredi Pioneira, matriz em Nova Petrópolis, da a agência de número 3 foi em Herval, sabiam? Ou seja, a Sicredi também começou no Teewald…
– Pois bem, nosso colega do A Hora, Adair Weiss, relatou uma viagem que fez ao interior de Minas, onde a Sicredi Integração (Vale do Taquari) foi abrir agências. Olha que notícia: a Sicredi de Lajeado foi 2 mil km adiante abrir agências na região de Ouro Preto e outros 25 municípios, onde já tem 600 associados e R$ 20 milhões em negócios.

EXEMPLO

– O RS está exportando modelo de negócios. A frase vale também para outros setores, pois quanta gente nossa ou empresas daqui são exemplo para o Brasil?
– Enfim, conforme analisou nosso colega colunista, os mineiros adoraram a cooperativa por lá porque os bancos grandes estão “empurrando o digital goela abaixo” e o pessoal de lá, como aqui no interior, ainda quer o contato presencial. Não é familiar isso?
– Por fim, o que ele disse sobre a imprensa de lá: pouquíssimas rádios e jornais (em sua maioria, semanais). Os veículos de comunicação mais fortes são de grandes cidades e pertencem ou são comandados por poderosos, a maioria políticos. Olha a percepção: “De certa maneira isso explica a desigualdade social e a desinformação” existente por lá. E, por fim, uma análise que assinamos embaixo: “Uma região com uma imprensa atuante e veículos de comunicação com linha editorial clara e isenta pode almejar mais. Em tempos nebulosos como os vividos na era das notícias falsas, o jornalismo profissional se ergue vital para a democracia e o desenvolvimento social”.
– A mensagem positiva do dia: “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover, individualmente. Mas, se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos”, do padre jesuíta, Theodor Amstad, referência no cooperativismo, sempre lembrado pela Sicredi Pioneira.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.