Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

A política anda morna na cidade. Será?

09/10/2019 - 09h53min

Reparou como a política anda morna aqui na cidade? Se você achou estranha esta pergunta, tendo há poucos meses a investigação do MP contra o Isev e tantas polêmicas na política… O caso é que estamos a dois meses da eleição para presidente da Câmara e a um ano da eleição para prefeito. São datas importantes, mas muita gente não está “nem aí”…

DOIDO

Pois é. Ao ler a pergunta do início do tópico acima, você vai achar “este aí endoidou, CPI rolando, MP podendo cassar direitos políticos, processo judicial, partidos mudando de presidente e o cara escreve que anda morna?” Pois é, apesar de tudo isso, acredito que anda bem morna. Sabe por quê? Porque tudo isso está acontecendo e 90% das pessoas não estão nem aí! As pessoas só querem que a Prefeitura dê um médico para atendê-los quando têm dor de cabeça ou qualquer coisa, querem que dê estrada boa, uma creche ou escola e nada mais! Só isso! Não é “privilégio só de Dois Irmãos”, mas a gente vê isso por todo lado

GATOS PINGADOS

Enfim, não só aqui, mas é país afora que o povo dá voltas para ficar longe da política. E isso deve ser por conta dos acontecimentos da última década no País. Antigamente, qualquer líder de time festivo ou comunidade era convidado a se filiar a um partido. Hoje, as convenções e os jantares de filiações, que antigamente paravam as cidades, aqui ou na região, praticamente não existem. Só existem para meia dúzia de gatos pingados. É ruim? É, pois o povo precisa estar perto da política. É por estar distante que o Estado quebrou e em Brasília, longe do povo, virou a capital da roubalheira.

RUIM?

Sim, isso é ruim. Mas, de certa forma, por outro lado, ocorre em boa hora, porque, mesmo que a política esteja em tudo, o povo tem que parar de sentar e esperar, achando que tudo gira em torno da política. A roda tem que girar, independente de qualquer coisa, o cara tem que trabalhar e correr atrás de suas coisas, suas e da sociedade em que vive!

AVICULTURA

Mudando de assunto, muita coisa da nossa história nos chamou a atenção quando dos cadernos de aniversario de Dois Irmãos. Hoje, se alguém falar em avicultura, vamos lembrar de Morro Reuter. Lá tem o frigorífico da Nutrifrango, tem as granjas de ovos da J.Júnior, a Asi e a Filippsen. E tem dezenas de aviários. Da mesma forma, o município de Santa Maria do Herval, terá, em alguns anos, uma centena de aviários.

Ninguém lembra de Dois Irmãos. Mas, por exemplo, você sabia que aqui nas proximidades da Praça do Imigrante sempre tinham alguns aviários? Já na propriedade da Casa da Vovó, havia muitos aviários (com um número relativo de funcionários), inclusive com uma escola ou Casa Rural (não sei ao certo como era o nome oficial). Pois é, isso é história!

– Para finalizar, a mensagem positiva do dia: “Um objetivo nem sempre se destina a ser alcançado, ele às vezes serve simplesmente como algo para se mirar”, de Bruce Lee.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.