Coluna Dois Irmãos

Coluna dos Parabéns e comentários sobre chás e sementes crioulas

18/12/2019 - 11h11min

– O Natal dos Anjos está um sucesso e todos estão de parabéns.
– Parabéns ao Sérgio Fink pela gestão pautada na economia que fez na Câmara. E parabéns por divulgar as emendas de cada vereador. Aliás…
– Falando em emenda, parabéns ao PSB que anunciou mais uma emenda nesta reta final.
– Parabéns à CDL pelo sucesso da promoção do Natal Premiado.
– Parabéns à Hunsrück, sucesso de vendas de chopp nesta reta final de ano.
– Parabéns ao empresário Adriano Vier por apostar em Dois Irmãos e estar investindo aqui, com a construção da sede própria para a DLC Móveis ali na Irineu, em frente a TaQi. Baita ponto! Obrigado!
– Parabéns o grupo dos chás, que distribui folhas para chás na nossa cidade. Aliás…

CHÁS E CULTURA DAS MUDAS

– Como somos adeptos dos chás e valorizamos este costume (ou seria cultura?) das nossas avós, temos, então, mais mudas de “Ora pro Nobis” para doar, algumas de alecrim, de losna (aquela para dor de estômago, bem amarga) e poejo (aquele de tomar no chimarrão). O assinante que quiser, pode ligar no 3564-4922. Se faltar muda, fica na lista de espera de mudas, que são produzidas junto com nossa mãe, artesanalmente, em caixinhas de leite.
– Sempre lembrando que o “Ora pro Nobis” é aquela planta que o padre Paulo Wendling sempre fala em seus sermões na Missa ou nas palestras. É o chamado “bife de pobre”, pelo alto teor de proteína. Ainda mais com a carne neste preço, que tal!?
– Já o alecrim, além de melhorar a pele e auxiliar na digestão, melhora o cabelo. Tomar água de alecrim toda manhã ajuda a prevenir câncer. Como se vê, faz bem para o corpo e também para a mente, afinal, o alecrim ajuda a diminuir a ansiedade. Mas, cá entre nós, um “alecrinzinho” no pernil de cordeiro neste Natal, minha Nossa Senhora! Ainda mais comprado lá no Márcio do Pienegonda!
– Por fim, se alguém tiver muda de graviola, estamos aceitando doação. O chá é fonte de vitamina B, aumenta a imunidade e trata da sinusite. Aliás, aceitamos também própolis, que também ajuda a aumentar a imunidade.
– Nestas horas de falar de chá, sabe de quem lembro? Do seu Justino Vier. Saudades daquele “chima-chá” que ele fazia e se vendia no sindicato, quando ainda era naquele prédio antigo, antes das ampliações.

CRIOULAS

Ah, e quem tiver sementes crioulas, aquelas sementes nativas (dos nossos avós, antes do tal transgênico) estamos aceitando alguns grãos como doação para ajudar a perpetuá-las. Feijão, pipoca e outros grãos são bem vindos, inclusive temos alguma coisa para troca! Décio Giehl, o que tens a ofertar aí? Jeferson Smaniotto? Alcindo Berlitz? Jaime? Evandro?

PICANTES

– Já sei, vai ter alguém dizendo que a Começo virou um “mercadão municipal”. Pode ser, mas, talvez você não faça ideia de quanta gente é adepta deste assunto. Inclusive, estamos propagando nossa cultura dos antepassados…
– Já serenou a eleição da Câmara?
– E para 2020, como será a questão dos partidos? Estes novos vão ou não vão surgir?
– E a história de Frentão? Será “memo”?
– A mensagem positiva do dia, do David Bornstein: “Não há limites para aquilo que podemos alcançar quando não nos interessa de quem é o mérito”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário