Coluna Nova Petrópolis

Crianças que entendem mais de canudinhos do que muitos políticos

13/09/2019 - 10h40min

Você sabia que tem coisas que só acontecem em Nova Petrópolis? E você sabia que tem gente que gosta de usar essa frase para depreciar a cidade, quando o correto seria o contrário? Eu gosto desse jargão quando ele singulariza os aspectos positivos, como este que vou contar. Pois em Nova Petrópolis acaba de acontecer uma façanha! Uma turma de pré-escola tratou do problema ambiental causado pelos canudinhos de plástico e teve conclusões mais sensatas do que muitos políticos. Esta turma é o pré-B1 da Escola Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde, das professoras Elaine e Everlin. As crianças, que não são contaminadas pela demagogia, concluíram que a solução não é proibir o uso dos canudinhos plásticos. Há situações em que o canudinho infelizmente é imprescindível. Diferente do que pensam muitos políticos, não será mais uma lei proibitiva que mudará essa situação. Como rapidamente entenderam as crianças, o negócio é conscientizar.

CONSCIENTIZAÇÃO

Eu sei que tentar resolver um problema via conscientização também parece demagogia, mas neste caso não é. Este trabalho da Escola Gaedicke com certeza terá efeitos positivos sobre os alunos da turma pré-B1, o que já será um bom acréscimo em termos de conscientização. Mas a turma foi adiante e iniciou uma campanha que está percorrendo a cidade. A nós, consumidores, só resta ouvir e atender a menagem destes pequenos cidadãos: muita responsabilidade com os canudinhos plásticos!

SEM DESFILE

Muitos pais, especialmente os das crianças pequenas, ficaram frustradas com o cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro, que não aconteceu na manhã de sábado por causa da previsão de chuva. É bem verdade que numa cidade como Nova Petrópolis, com seu calendário pesado, sempre é mais difícil transferir eventos. Numa cidade menor o sábado seguinte geralmente está livre. Mas também cade considerar a queixa dos pais. Alguns comentaram que os filhos precisaram comprar materiais para o desfile. Isso sem contar o tempo dedicado para a organização, que aí envolve também o trabalho dos professores.

FESTIVAL DE OFICINAS

A nona edição do Festival da Primavera – Frühlingsfest terá nada mais, nada menos, que 16 oficinas temáticas em sua programação, sendo que 15 delas serão gratuitas. Cinco destas oficinas serão sobre produção de mel com abelhas sem ferrão, com o já conhecido produtor Orlando Morschel. Também terá oficinas sobre plantas suculentas, cactos, sustentabilidade em jardins residenciais, aromaterapia, compostagem e hortas urbanas, plantas e a saúde da mulher, yoga e a conexão com a natureza e fotografia.

FESTIVAL DE EVENTOS

Como de costume, gosto de dedicar parte da coluna de sexta-feira aos eventos do fim de semana. Mas esta tarefa está mais difícil do que nunca, dada a vasta programação da cidade, o que é ótimo. Tem Kerb no Pinhal Alto, início da programação da Semana Farroupilha no CTG e também programação especial no Ninho das Águias. No domingo, várias almoços das comunidades. A programação dos bares na sexta e no sábado de noite também está muito boa. A lista completa dos eventos está disponível no Agendão, páginas 44 e 45 da edição de hoje. Confere lá e aproveita! E bom fim de semana!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário