Colunistas

Mudanças na legislação para empresas do ramo alimentício

18/10/2019 - 11h00min

Atualizada em 18/10/2019 - 14h16min

Será início de novembro a reunião das empresas que trabalham com produtos alimentícios com intuito de conhecer as mudanças na legislação no que tange alimento de origem animal. Essa reunião estava marcada para dia 30, em Nova Petrópolis, mas acabou adiada na tarde desta quinta-feira para outra data a definir. Esse encontro é marcado a partir da fiscalização que ocorreu a cerca de duas semanas quando foram encontradas e recolhidas mais de duas toneladas de alimentos (carne e embutidos) em Picada café e Nova Petrópolis.

ADEQUAÇÃO

Esse encontro não serve apenas para mercados e açougues que comercializam esses produtos de origem animal. Mas para todos que trabalham com alimentos. Restaurantes, clubes de futebol que promovem almoços, sociedades, cafés coloniais, lancherias, enfim. Será tipo uma mesa redonda onde a Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal (POA) apresentará as leis e os caminhos que cada um precisa traçar para se regularizar e evitar perda de produtos em eventual fiscalização. Houveram algumas alterações nas leis e nada melhor estes estabelecimentos estarem a par para não terem prejuízos.

SIM

Uma coisa é quase certa. O Município está no mesmo barco e precisa se adequar as novas leis. E uma delas, acredito, é criar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que por sua vez poderá ser o órgão que orienta e fiscaliza este tipo de trabalho. Esta semana falei com o prefeito Daniel Rückert e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Aloysio Bischoff. Eles também irão a este encontro e após isso verão o que precisa se feito. Isso é muito importante, afinal, é de interesse do Município que seus comerciantes estejam regularizados já que empregam e geram renda. Entre outras palavras o município não está cruzando os braços diante do problema. A cidade chegou a ter o SIM quando do surgimento do abatedouro de frangos em Joaneta. Na época era pago pelo município um médico veterinário que fiscalizava a produção e orientava corretamente estes estabelecimentos.

REMI

O vereador Remi Schneider assume a prefeitura na tarde de hoje. Durante dez dias ele comanda o Executivo Municipal nas férias do prefeito Daniel. Desejo sucesso ao Remi e que consiga fazer um bom trabalho nestes dez dias.

DIA D

É nesse sábado, 19, o “Dia D” de vacinar contra o sarampo. A sala de vacinas do Posto de Saúde atenderá das 8 às 12 e 13 às 17h. Devem ser vacinadas contra o sarampo as crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Os pais devem levar a carteira de vacinação. A sala de vacinas, além do sarampo, terá à disposição outras vacinas também, tanto para a população infantil como adulta.

KERB

A comunidade São João realiza sábado, dia 19, o jantar baile de kerb. A janta será servida no pavilhão de festas a partir das 20h com linguiça, carne de porco, galeto e saladas. Cartões R$ 30,00. Após a janta ocorre o baile com Musical Novo Encontro. Haverá sorteio da rifa. Informações com João Luis no (54)99130-9560.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário