Coluna Dois Irmãos

O recado da Câmara: MDB fechará o mandato sem eleger um só presidente da Câmara

11/12/2019 - 11h00min

A eleição para presidente da Câmara, para variar, foi “daquelas”. Nos últimos 20 anos em que acompanhamos as sessões daqui, em pelo menos 10 deles houve virada de mesa de última hora, onde um candidato surpresa papou a eleição. E esta segunda-feira foi uma destas noites. Falavam em três candidatos nos bastidores: Elony, Sérgio e Eliane, mas deu Léo. Na matéria que publicamos no site ontem cedo, ainda, fizemos menção ao Léo, mas ninguém acreditava…

UIA

Mas a questão não é o Léo ter vencido. Não! É a forma como ele chegou lá, que foi por via não muito ortodoxa, ou seja, chegou à presidência pelas mãos do PT, PDT e do PP. O MDB, que comanda a coligação da qual o PSB do Léo faz parte, não compactuou da chapa. Ou seja, Léo virou presidente sem o aval do MDB, que não ganhou uma só eleição na Câmara neste mandato, mesmo tendo a maioria, mesmo tendo a maior bancada!

RECADO

E qual foi o recado da Câmara que precisa ser entendido? Respingará nas coligações do ano que vem, como ocorreu em 1999 e em 2004?

BARBAS

Talvez alguns da alta cúpula do MDB deveriam colocar as barbas de molho. Sabe por quê? Porque PP e PSB deram um baita recado: Do tipo que, se o MDB esnobar os dois partidos, ambos juntos podem fazer frente ao MDB em outubro do ano que vem e a dobradinha estaria pronta: Jerri e Léo.

JUNTOS

É claro que o objetivo do PP e PSB não é este! É claro que isso não vai acontecer, mesmo que muitos digam que o MDB gostaria de colocar cabeça de chapa para que seu eleitorado vote 15 na urna e não 11. Não vai se repetir o que houve em 2008! Afinal, MDB e PP, no fundo, apesar das divergências de alguns, são um partido só! anotem aí: ambos são um partido único! Hoje, pelo menos! Quanto ao amanhã…

FRIGIR

Neste mandato, de quatro eleições, o PT elegeu três presidentes. Mesmo tendo um único vereador, pois o Paulão nem conta como petista! Mas, no frigir dos ovos, a oposição não ganhou nada. Léo é o presidente e o Léo é do lado da Tânia. Assim foi no ano passado, quando o PT elegeu o Sérgio Fink e assim foi no ano anterior, quando o PT e o Elony elegeram o Paulinho do PP.

PICANTES

– Teoricamente o PT não ganhou nada, mas ajudou a derrubar o MDB em todas! Hoje o PT está rindo e deve se mostrar feliz, mas no final, quem vai rir é a Tânia, afinal, o Léo sempre vai defender o governo e já provou isso, quando ajudou a aprovar o aumento do IPTU.
– Mas o MDB continua sendo o maior partido do município. Não em número de filiados, que talvez ainda seja o PDT. Mas é o mais poderoso, não?
– Enfim, amanhã falaremos de nomes que foram importantes na noite de segunda-feira e antes disso, pois atuaram nos bastidores: Marciano, Adriano, Ramon, Márcio…
– Mudando de assunto e finalizando esta coluna da “penúltima semana do ano”, literalmente, a mensagem positiva do dia, do baita livro chamado O Milagre da Manhã, de Hal Elrod: “A realidade é que, se não mudarmos agora, nossa vida não mudará” e “ame a vida que você tem enquanto cria a vida dos seus sonhos”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário