Coluna Dois Irmãos

Parabéns professores

14/10/2019 - 10h21min

Amanhã é o seu dia, professor. Parabéns! Acredito que não tenha honra maior do que poder ser um instrumento de conhecimento para as crianças, jovens, adultos e idosos. Afinal, não existe idade para voltar para a sala de aula, não é mesmo? E também, não deve existir limite para a sede de conhecimento!

Hoje, se pudesse voltar no tempo, faria um pedido para meus professores: sejam um pouco mais rígidos.

DEVERIA SER MAIS FÁCIL, MAS…

Estão, realmente, equivocados se pensam que ser professor é fácil. Nunca foi e, acredito que nunca tenha sido tão complicado como hoje em dia – justamente quando se tem ferramentas que facilitam a aprendizagem na palma da mão, o que deveria facilitar.

De uns tempos para cá, parece que os pais vem terceirizando a educação dos filhos. Ou estou errado?

E com isso, entrar na sala de aula requer coragem e ousadia para lidar com alunos que ameaçam, xingam – alguns sendo apoiados pelos pais, inclusive. E se não bastasse, professores precisam implorar para que alguns tenham o mínimo de vontade para estudar.

SE ELES SOUBESSEM

Ah se eles soubessem como era antigamente. Daquele tempo em que se andava quilômetros para ir na escola, não tinha luz e a água era de poço mesmo, cavado do lado das escolas (as Brizoletas).

Cozinheira? Nem pesar! Faxineira? Muito menos… A professora era tudo. E como diria nossa querida e admirável Tia Lira, “a professora era uma verdadeira mãe para os alunos”.

NÃO

Não, isso não quer dizer que a educação era terceirizada também. Reparem que a professora dava aula para turmas multisseriadas, e ainda podia cozinhar e limpar a escola. Claro, detalhe: as crianças tinham que ajudar, tanto na cozinha como na faxinar (até nas hortas).

Dona Thereza que já foi professora em Padre Eterno Baixo, em Herval, me disse nesse final de semana que as crianças chegavam a brigar por causa disso. Mas para poder ajudar, cada um queria ajudar. Hoje, brigam para se desvencilhar, para não ter uma obrigação. Uma pena.

Não é querer viver do passado. É entender que, talvez, menos seja mais e vice-versa.

PERIGO

Tivemos dois incêndios aqui em Dois Irmãos nesse final de semana. Um no Travessão que destruiu um chalé, e o outro no São João, em uma mata de eucalipto. No primeiro as causas ainda são desconhecidas – e não tinham ninguém morando no local. Já no segundo, a suspeita é de que fogos de artifício tenham ocasionado o fogo na mata, que tomou grandes proporções.

Todo cuidado é pouco. Ao soltar fogos, cuide. O ditado é claro e verdadeiro: com fogo não se brinca, nunca.

INAUGURAÇÃO

Nesse domingo foi realizado o primeiro evento no Centro de Convenções, no bairro Primavera. Estivemos lá e o lugar é fantástico. Parabéns ao município e a todos os envolvidos nessa conquista. E boa sorte e bom trabalho para a primeira diretoria que assumiu o local, e que deve ficar no comando por cinco anos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário