Conecte-se conosco

Colunistas

Santa Maria do Herval não vai sair do mapa

13/11/2019 - 10h40min

Hervalense, não se preocupe! Mesmo se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê a extinção de municípios passar – o que provavelmente não vai acontecer – o Teewald não vai deixar de ser um município.

MAS QUASE

A PEC prevê que sejam extintos os municípios com menos de cinco mil habitantes, ou então, que tem arrecadação de impostos municipais de até 10% da sua receita total. Dessa forma, o que salva é o número de habitantes do Herval: 6.331 pessoas. Mas, o que condena, é a arrecadação local.

Para entender melhor, explico: o município tem receita de R$ 24 milhões. Mas em contrapartida, sua arrecadação local é de R$ 1.985.881,03. Isso representa somente 8,24% do total.

NÃO TEM VOLTA

Sendo assim – se a PEC for aprovada -, o município não terá seus 31 anos de história extinto, graças ao número de moradores. Por outro lado, se até 2023, 1.332 pessoas deixaram a cidade, não vai ter volta.

HORA DE REBOLAR

Claro, a maioria dos impostos arrecadados não fica aqui, infelizmente, e, isso, faz com que seja difícil chegar nesses 10%. Mas, ao mesmo tempo, cabe aí um tema de casa para os políticos, não é mesmo? Afinal, foi para isso que você “contratou” eles com seu voto.

Dessa forma, temos uma boa questão: o que fazer para aumentar a arrecadação local? Quem sabe incentivar ainda mais potências empreendedores o que, consequentemente e teoricamente, deve aumentar o número de habitantes… Como fazer? Pois é!
Bom, indiferentemente se a PEC vai ou não ser aprovada, é um bom motivo para praticar o exercício de olhar para o futuro e, assim, contemplar as necessidades que devem ser aplicadas agora, imediatamente, para que não haja consequências posteriores.

PARABÉNS LAURA

Parabéns Laura Mallmann. És um orgulho para todos os hervalenses por ser uma das 50 selecionadas do país, e uma das duas do RS, para o Programa Jovens Embaixadores. Boa viagem para os Estados Unidos e, obrigado, por nos representar tão bem.
Eternizo aqui suas palavras, de “que o importante não é vencer, mas, sim, se propor a participar e tirar lições de qualquer desafio, que te transforma e te torna ainda melhor”.

CONFRATERNIZAÇÃO

Hoje, no Salão Paroquial, acontece o Encontro de Confraternização de Final de Ano com os grupos de mulheres do município. Começa às 9h e segue até 16h30, com diversas atividades. Não deixe de participar. Parabéns Deize Wickert, da Emater, e Fábio Wobeto, do Sindicato, assim como todos os seus colegas envolvidos na organização de eventos dessa proporção que, na verdade, são muitos ao longo do ano.

ABANDONADOS

Dois filhotes de cachorro foram abandonados no Centro. Eles estão em um lar temporário, mas, infelizmente, precisam de uma nova casa. Estão limpos e foram desverminados. Se você tiver um lugar e muito amor para cuidar deles, pode entrar em contato pelo 51 99930-6367.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.