Coluna Nova Petrópolis

Secretário de Obras é exonerado

08/08/2019 - 09h47min

Portaria publicada no Diário Oficial desta terça-feira, dia 7, trouxe a notícia da exoneração do secretário municipal de Obras, Sidnei Kich. O pedetista estava no cargo desde o início da gestão Lelo e Charles e nele permanecerá até o dia 15. Vale lembrar que esta é a segunda baixa impactante na Secretaria de Obras em um mês. No dia 8 de julho foi exonerado o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Jorge Mielke, popular Alemão. Nenhum dos dois substitutos foi anunciado formalmente até o momento.

GENERALIZADO

Escrevi na segunda-feira que é exemplar o caso dos sacos de lixo largados em frente ao Banco do Brasil durante o fim de semana. Exemplar porque esta é uma prática generalizada em toda área urbana. Difícil andar uma quadra sem achar sacos de lixo largados de forma incorreta para o recolhimento. Nos fundos do Parque Aldeia do Imigrante a situação beira o caos. O lixo largado naquele lugar já foi assunto até na Câmara de Vereadores. O parque usa sacos pretos para destinar o seu lixo e coloca tudo dentro de um contêiner de sua propriedade. Significa que a sujeira espalhada em volta é de terceiros, a quem não cabe colocar lixo ali.

OS POSTES

O assunto dos postes na obra do Pousada da Neve já havia sido abordado em uma reportagem do Diário, uma ou duas semanas atrás. Ontem a Prefeitura também fez uma publicação dando detalhes sobre o caso. O que eu julgo ser o mais relevante: a obra realmente está parada. Agora os detalhes sórdidos: A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) pediu o deslocamento dos seis postes à Rio Grande Energia (RGE) apenas em julho. Muito tempo depois da festejada solenidade de início das obras.

PRAZOS

Bom, feita a solicitação por parte da EGR, começaram a valer os famosos prazos da RGE. Digo que estes prazos são famosos porque não é a primeira vez que um poste de luz fica alguns meses parado no meio de uma rua recém-pavimentada. No caso da rótula do Pousada da Neve, houve intervenção da Prefeitura. Caso contrário, demoraria muito mais. Veja se não é um absurdo: a EGR fez o pagamento à RGE no dia 2 de agosto. Aí a empresa de energia teria 150 dias para fazer o serviço! Eu disse 150! Onde já se viu alguém ter que pagar adiantado por um serviço aprazado em até 150 dias? Não tem o menor cabimento.

25 DE AGOSTO

Bom, graças à intervenção da Prefeitura, a RGE teria se comprometido a colocar os seis postes em seu devido lugar até o dia 25 de agosto. É esse tipo de atitude que se espera de nossas autoridades municipais. Um projeto como o desta rótula, incluindo o transtorno que a obra causa, tudo isso é importante demais para ficar esperando prazos absurdos.

PAPELÃO DA EGR

As obras no Pousada da Neve começaram em fevereiro. Mas o projeto obviamente foi finalizado muito antes. Incrível é que ninguém tenha se dado conta desse detalhe dos seis postes. Até parece que este é o primeiro projeto de engenharia executado pela EGR. Neste caso caberia um desconto. Mas esse papelão passou pelas mãos de profissionais que não fazem outra coisa. Agora resta aguardar como será o deslocamento dos seis postes e o tamanho do estrago no asfalto novo. Vão arrebentá-lo antes que o primeiro veículo lhe passe por cima. E o mais impressionante é que com certeza ninguém será responsabilizado pela falha.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário