Destaques
Fernando Ferrari completou 50 anos de história em Estância Velha
Reencontro das primeiras professoras da escola marcou a celebração
por Daiani Aguiar
Estância Velha – Fundada em 15 de março de 1972, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Fernando Ferrari completou na última terça-feira, 50 anos de história. Em celebração a trajetória na educação, a instituição promoveu uma confraternização entre profissionais e alunos.
“Foi um momento muito especial. Pudemos contar com a presença de duas professoras que estavam aqui quando tudo começou, matriculando os primeiros alunos”, detalha a diretora Ana Paula Becker, 37 anos. Atuante desde 2019, ela destaca que a instituição já passou por diversas transformações.
“São 50 anos de muita mudança e seguimos buscando sempre melhorar”, completa. Fernando Ferrari foi a primeira escola municipal do bairro Rincão dos Ilhéus e se tornou referência em Estância Velha e municípios vizinhos, formando gerações.
Legado
O nome foi uma homenagem do vereador da época, Antônio Centeno, para o amigo Fernando Ferrari, que foi um político, advogado e economista. Como ação destaque, ele criou o Estatuto do Trabalhador Rural, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República. Após um acidente aéreo, ele faleceu em 1941, em Torres.
A instituição iniciou com duas salas de aula, reunindo cerca de 80 alunos. De acordo com a instituição, as primeiras professoras foram Agnes Nair Frohlich, Maria Marlene Gräwer e Maria Helena Ritter, as últimas duas se reencontraram na comemoração. “Ouvir o relato delas, a história da escola, foi emocionante”, conta Ana.
Atualmente com 486 alunos, após dois anos de afastamento em razão da pandemia, a rotina escolar retomou o presencial. “É um espaço muito importante para toda a comunidade, então voltar às aulas é uma conquista muito grande”, finaliza a diretora.