Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Arrependido depois de 4.800 mortes: Prefeito reconhece que errou pela campanha “Milão não para!”

27/03/2020 - 15h12min

Itália – O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, admitiu que errou ao apoiar a iniciativa “Milão não para”. Há um mês, quando a região da Lombardia, onde fica a cidade, tinha 250 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, a campanha incentivou os moradores a manter suas rotinas apesar da pandemia. Hoje, há 34.889 casos confirmados e 4.861 mortes causadas pela doença na região, a mais afetada da Itália. Sala reconheceu o equívoco durante um programa que foi ao ar na televisão italiana no último domingo.
Segundo ele, era um erro à época defender a interrupção da vida normal na cidade porque ainda não se tinha a real dimensão da gravidade da doença. Na ocasião, ele postou no Instagram um vídeo gravado por uma associação de bares e restaurantes de Milão que pedia que os 3,1 milhões de habitantes da cidade vivessem normalmente.
Outras importantes figuras políticas do país, como o ex-ministro Matteo Salvini, também aderiram à campanha e compartilharam a mensagem. “Muitos falam daquele vídeo que circulava com o título #Milãonãopara. Era 27 de fevereiro, o vídeo estava explodindo nas redes, e todos o divulgaram, inclusive eu. Certo ou errado? Provavelmente errado. Ninguém ainda havia entendido a virulência do vírus”, reconheceu Sala no programa televisivo. “Trabalho sete dias por semana para fazer minha parte, e aceito as críticas”, completou.
(Conteúdo publicado originalmente no Valor Investe, do Jornal Valor Econômico)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.