Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Bolsonaro diz que irá provar que houve fraude nas eleições de 2018

10/03/2020 - 07h40min

Miami, EUA – O presidente Jair Bolsonaro disse, na segunda-feira, 9, que houve fraude na eleição presidencial e que ele próprio venceu no primeiro turno do pleito de 2018, e não no segundo, conforme apuração oficial, e que irá provar isto. A declaração foi dada em Miami, nos Estados Unidos, onde o presidente está para encontros bilaterais com empresários.

“Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito em primeiro turno, mas no meu entender houve fraude. E nós temos não apenas a palavra, temos comprovado, brevemente eu quero mostrar. Nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos”, disse Bolsonaro.

No primeiro turno das eleições de 2018, Bolsonaro venceu com 46,03% dos votos válidos, não alcançando os 50% mais um voto necessários para derrotar os adversários logo nesta votação. Em segundo turno, disputando a eleição com Fernando Haddad, do PT, Bolsonaro venceu com 55,15% dos votos válidos.

A Justiça Eleitoral, que faz a fiscalização do pleito, não se pronunciou sobre a fala do presidente. Conforme o órgão, não há registro de fraudes nos 22 anos em que a urna eletrônica é utilizada. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) de 2015 do próprio Bolsonaro, então deputado federal, foi aprovado, pedindo a impressão do voto. Na época, o Supremo Tribunal Federal (STF), porém, barrou a entrada em vigor da alteração.

Com informações de GaúchaZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.