Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ciro protocola pedido de impeachment contra Bolsonaro

23/04/2020 - 08h34min

Atualizada em 23/04/2020 - 08h34min

Brasília – Sob análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ex-candidato presidencial Ciro Gomes e o presidente do PDT, Carlos Lupi, protocolaram nesta quarta-feira (22) um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro por sua participação nos atos de defesa de um novo AI-5.

Os casos chegam a 24, incluindo pedidos de parlamentares do PSOL e um do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado de Bolsonaro.

O documento de Ciro e Lupi acusa Bolsonaro de cometer crime de responsabilidade por ter incentivado atos contra Legislativo e Judiciário no último domingo, 19.Afirma ainda que Bolsonaro descumpriu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e de normas de estados e municípios quanto à adoção de medidas de prevenção de contágio do coronavírus.

Maia é o responsável por analisar de forma monocrática se dá ou não sequência aos pedidos de impeachment. Ele não tem prazo para tomar essas decisões. Caso seja dada sequência, o caso é analisado por uma comissão especial e, depois, pelo plenário da Câmara. Somente com o voto de ao menos 342 dos 513 deputados é autorizado que o Senado abra o processo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.