Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estudo aponta novos sintomas apresentados pelo Covid-19

01/05/2020 - 16h11min

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos atualizou, nesta semana, a lista de sintomas de coronavírus com base na observação dos casos no país. Agora, além de febre, tosse e dificuldade para respirar, outros seis sinais podem ser indicativos de covid-19.

Os novos sintomas incluem calafrios, tremores repetitivos com calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular e recente perda de olfato ou paladar. Conforme o CDC, eles podem aparecer de dois a 14 dias após a exposição ao vírus.

A inclusão dos sinais ocorre mais de três meses depois da confirmação do primeiro caso em solo americano e quase dois meses depois da declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados da OMS atualizados nesta sexta-feira (1) apontam que os Estados Unidos ultrapassaram 1 milhão de casos de covid-19 e têm mais 55,3 mil mortes.

Perda de sentidos

Em função da repetição nos casos, a perda de olfato ou paladar já virou alvo de alguns estudos. Um deles, feito nos Estados Unidos e publicado no International Forum of Allergy & Rhinology Journal. O levantamento avaliou grupos de pacientes que apresentaram sinais semelhantes com os da gripe e que não foram hospitalizados, o que sugere um quadro leve da doença.

Destes, 59 haviam testado positivo para o coronavírus e 203, negativo. No grupo que teve coronavírus, a perda de olfato foi relatada em 68% dos casos, contra 16% do grupo sem coronavírus. Relatos de perda de paladar chegaram a 71% entre os que tiveram covid-19, frente a 17% dos que não tiveram. Ainda não publicado em um periódico, outro estudo também sugere uma relação entre a infecção pelo vírus e a perda de olfato e paladar. Conforme os autores, isso “é um forte preditor de ter sido infectado pelo coronavírus”.

OMS mantém três grandes sintomas

Para a OMS, os principais e mais comuns sintomas do coronavírus ainda são três: febre, tosse seca e cansaço. Outros oito, considerados menos usuais, também são destacados pelo órgão: dores, congestão nasal, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar, erupção cutânea ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos.

Dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito, perda da fala ou movimento são classificados pela OMS como sintomas sérios, que necessitam de atendimento médico com urgência. O Ministério da Saúde elenca tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar como os sinais mais comuns da covid-19.

Créd. GauchaZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.