Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

“Fique em casa ou dance conosco”, apelam dançarinos do “meme do caixão”

05/05/2020 - 18h50min

Foto: Divulgação

Mundo –Desde o fim de março a mistura entre a tradição de um funeral em Gana, na África, com a música  russa Astronomia se tornou o vídeo mais compartilhado no mundo. Os dançarinos que carregam um caixão, vestindo roupas formais e fazem diversas coreografias para trazer alegria à alma da pessoa que faleceu têm um recado para todos que estão vivendo o isolamento.

Durante a pandemia do novo coronavírus, Benjamin Aidoo, líder do grupo, postou um recado em suas redes sociais. “Olá a todos! Gostariamos de agradecer a todos os médicos do mundo”, afirmou, rodeado por seus colegas, todos usando máscaras, enquanto batiam palmas. Na sequência, faz um apelo inusitado pregando o isolamento social: “Eu lembro a você: fique em casa ou dance conosco”.

O ritual surgiu em Gana pois, por lá, acredita-se que dançar com o caixão traz alegria à alma da pessoa que morreu. Como os funerais no país são eventos importantes, os dançarinos aparecem sempre bem vestidos e ao som de músicas animadas. A música que fez sucesso ao embalar os vídeos com o ‘meme do caixão’ é Astronomia, do artista russo Tony Igy. Na maior parte dos casos, a versão utilizada é um remix da dupla holandesa de música eletrônica Vicetone.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.