Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Frigoríficos pedem prorrogação do ICMS e retirada da restrição feita para exportação de gado para China

15/04/2020 - 14h53min

Foto: Dipoa/SEAPDR

A produção, o abastecimento e o consumo de carne bovina em função da pandemia do coronavírus foram discutidos pelos integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina em videoconferência com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, na segunda-feira (13/4).

O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Ronei Lauxen, relatou que há diminuição no volume de venda de carne com a queda no consumo, o que acaba reduzindo também a atividade nos frigoríficos. Segundo o dirigente, não há risco de desabastecimento para a população.

Algumas demandas encaminhadas pelo setor foram a abertura de uma linha de crédito para os pecuaristas, a possibilidade de prorrogação do ICMS para a indústria e o pedido de retirada da restrição feita para exportação de gado para China, cuja idade limite é 30 meses.

Covatti Filho garantiu o encaminhamento das solicitações apresentadas e disse que a prorrogação dos prazos das inspeções de adequação e alterações das plantas frigoríficas deve ser solicitada para a Secretaria da Agricultura. A linha de crédito especial para os pecuaristas deve ser negociada com o Banrisul e também sugerida para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que seja incluída no novo Plano Safra. Será solicitada à ministra Tereza Cristina a retirada da restrição de exportação para China para animais com mais de 30 meses.

O secretário deve ainda solicitar audiência com secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, para discutir a prorrogação do ICMS. Uma reunião deve ser agendada dentro de duas semanas entre entidades de produtores e o Sicadergs, a fim de discutir propostas de medidas para relações comerciais no mercado interno.

Participaram da videoconferência representantes das seguintes entidades: Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Câmara Setorial Carne Bovina e Devon, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (AICSul), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do RS (Sicadergs), Emater, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.