Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Luis Lacalle Pou toma posse como presidente do Uruguai

01/03/2020 - 17h05min

Lacalle Pou promete fazer uma coalizão "multicolorida" (Créditos: Reprodução/Twitter)

Montevidéu – O político e advogado uruguaio Luis Lacalle Pou tomou posse, neste domingo, 1º, como presidente do Uruguai. Além dele, assumiu a vice-presidência Beatriz Argimón. Ambos fizeram o Compromisso de Honra e a Declaração de Fidelidade na primeira etapa da cerimônia de posse presidencial, no Palácio Legislativo, em Montevidéu, capital do país.

Pou, cujo mandato será de cinco anos, fez seu primeiro discurso oficial como presidente e deu grande ênfase à questão da segurança, um dos pontos mais importantes e amplamente discutido pela sociedade uruguaia nos últimos anos, após uma escalada da violência. O novo presidente afirmou que a partir de amanhã, seu primeiro dia de governo, ampliará o apoio à polícia. “Vamos cuidar de quem nos cuida”, disse o mandatário.

Em seu discurso, Lacalle Pou ressaltou a importância de se fortalecer o Mercosul. “Temos que conseguir flexibilizar o bloco para que cada sócio possa seguir com a realização de acordos bilaterais. Os processos iniciados devem ser terminados”, afirmou o presidente, claramente fazendo uma referência ao acordo do Mercosul com a União Europeia. Ele disse ainda que, para avançar com os interesses do bloco é necessários que os membros deixem de lado questões ideológicas particulares de cada nação.

A cerimônia também foi marcada pela presença do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Lacalle Pou é do Partido Nacional, de centro-direita. No ano passado, ele venceu as eleições presidenciais em uma disputa acirrada contra Daniel Martínez, da Frente Ampla, de esquerda, que presidia o país havia 15 anos.

Com informações da Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.