Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Megaoperação transfere 18 líderes de facções criminosas para fora do Estado

03/03/2020 - 08h37min

Atualizada em 03/03/2020 - 09h49min

Mais de 1,3 mil agentes de 15 órgãos estaduais e federais participaram da ação (Créditos: Rodrigo Ziebell/SSP)

Charqueadas – Dezoito líderes de facções criminosas foram transferidos para penitenciárias federais fora do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira, 3. A operação, denominada Império da Lei, foi inteiramente realizada no município de Charqueadas, na região Carbonífera. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi a maior ofensiva da operação RS Seguro, envolvendo mais de 1,3 mil agentes e o emprego de 306 viaturas, 7 aeronaves – seis helicópteros e um avião –, além de quatro embarcações.

Os 15 órgãos envolvidos foram dos âmbitos estadual e federal. Pelo Estado, participaram Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Ministério Público e Poder Judiciário. Já pela União, atuaram Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Aeronáutica e Marinha do Brasil.

Às 10h, na sede da SSP, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e chefias das instituições envolvidas realizam uma entrevista coletiva para detalhar os resultados das ações.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.