Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Mesmo com pandemia, inscrições para o Enem abrem segunda

09/05/2020 - 16h38min

Provas do Enem não tiveram datas alteradas em razão da pandemia

Diversas rotinas foram alteradas no Brasil e mundo em razão do surto de Coronavírus. Uma delas, no entanto, segue com previsão de acontecer normalmente. Trata-se do Enem, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. A aplicação em papel está prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para 22 e 29 de novembro. Com datas mantidas, as inscrições abrem na segunda-feira (11) e vão até 22 de maio.

A maioria dos países adiou exames de acesso à universidade, como é o caso do Enem. Só cinco países de 19 com provas similares, mantiveram o cronograma, segundo levantamento do Instituto Unibanco.

De 19 países com exames de acesso à universidade similares ao Enem, dez já adiaram ou cancelaram suas provas: China, EUA, Espanha, Irlanda, Malásia, Polônia, Rússia, Singapura, Gana e Colômbia (para partes das escolas, na região norte). A prova foi substituída por outra forma de avaliação na França e Reino Unido e a situação segue indefinida na Finlândia e na Itália.

Apesar de cada país ter calendário escolar e panorama da doença diversos, a perda de aulas por causa do fechamento de escolas — e o prejuízo dos alunos — está no centro das preocupações da maioria.

Alemanha, Japão e a Colômbia (para parte das escolas, do sul do país) mantiveram as provas. Também houve manutenção no Chile e no Egito, mas os exames nesses países terão adaptações para exigir apenas conteúdos de anos anteriores ou já abordados antes do fechamento das escolas.

O levantamento do Instituto Unibanco ainda mostra que, de 27 países analisados, 14 alteraram as datas, cancelaram ou substituíram exames regulares ou provas de conclusão de ensino fundamental ou médio.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.