Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Assaltante mortos em ataque a banco são identificados

07/03/2020 - 08h22min

Atualizada em 07/03/2020 - 09h42min

Paraí – O bando morto ao iniciar o ataque a duas agências bancárias, na madrugada de ontem, foi identificado. O criminoso líder do grupo seria Eroni Francisco Tauchen Lourenço, 44 anos. Natural de Osório, ele estava foragido. Ele carregava seis quilos de explosivos em uma mochila.

Também foram mortos Flávio Alessandro Graminhas de Freitas, Emerson Chagas Fernandes, Jonatan de Souza Dutra, Emanuel Terra dos Santos e Jorge Luis dos Santos Rosa Júnior. Todos seriam da região serrana.

Ainda falta a identificação do sétimo assaltante morto na ação. Os sete foram mortos após serem surpreendidos pela Brigada Militar quando iniciaram um ataque simultâneo a duas agências bancárias na principal avenida da cidade. A ação aconteceu por volta das 2 horas.

Segundo a Brigada Militar, os criminosos estavam fazendo a instalação de explosivos nos caixas eletrônicos, quando policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar Turístico (Bpat) e do Batalhão de Choque tentaram interceptá-los.

Com a chegada da polícia, os bandidos não quiseram entregar às armas e abriram fogo contra as guarnições, motivando uma intensa troca de tiros. Três deles foram abatidos dentro da agência do Banco do Brasil e os demais em frente ao Sicredi.

Dos sete mortos, três usavam moletons com emblemas da Polícia Civil. Com os bandidos, a polícia encontrou armas longas – sendo quatro espingardas calibre 12 e uma metralhadora- e duas pistolas, além de explosivos e dois veículos em ocorrência de roubo.

As fachadas das agências do Sicredi e do Banco do Brasil foram danificadas pelos tiros.

Após a cena neutralizada, o BOPE foi acionado para retirada dos explosivos. A rua Padre Félix Busata, na altura da rua Sete de Setembro e também na Av. Presidente Castelo Branco, entre as ruas Sete de Setembro e Erasmo Bombardelli, ficaram bloqueadas durante toda a madrugada para o trabalho da polícia e da perícia.

BM sabia desde as 22h de quinta que quadrilha atacaria bancos

O Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Serra) informou que o Serviço de Inteligência da BM sabia desde as 22 horas que uma quadrilha pretendia atacar agências bancárias nesta madrugada.

Para tanto, o comando da BM decidiu acionar policiais que integram o time que faz parte da Operação Angico, que tem como objetivo a prevenção dos crimes de roubo e furto a estabelecimentos bancários principalmente no interior do Rio Grande do Sul.

Vídeo mostra confronto entre polícia e bandidos que terminou com sete mortos

Um vídeo obtido pela Rádio Club de Paraí mostra o momento em que a Brigada Militar e bandidos trocam tiros durante um ataque simultâneo a agências bancárias, na madrugada desta sexta-feira. A ação terminou com sete assaltantes mortos e nenhum policial ferido.

No vídeo, que está logo abaixo, é possível ver e ouvir um policial da Brigada Militar dando voz de comando para que os criminosos se rendessem antes de ocorrer o início da troca de tiros. Um grupo de policiais está posicionado em frente a uma das agências, do outro lado da rua, e consegue ter visão total de onde estão os marginais.

– Levanta a mão. Levante a arma, ordenou o policial.

– Eu não tenho arma, retruca o acusado.

– Levanta as mãos pra cima, volta a ordenar o policial.

Ouve-se um primeiro tiro.

– Vem, levanta a mão, grita o agente da BM.

Então, mais dois tiros. E, após, uma sequência de 13 novos tiros até que o policial volta a ordenar que os bandidos se rendam.

– Levanta a mão, rapaz! Ordena o policial antes que o vídeo termina.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.