Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Caso Rafael: tribunal marcou para dia 22 de fevereiro o sorteio de jurados que julgarão a mãe que matou o filho

10/01/2022 - 12h18min

A mãe, Alexandra Salete Dougokenski, é acusada do assassinato de Rafael Winques, 11 anos, em Planalto, no Norte do RS. Após 10 dias desaparecido, corpo foi encontrado dentro de uma caixa de papelão.

 

Planalto – O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) definiu as datas para o sorteio de jurados e do julgamento de Alexandra Salete Dougokenski, acusada de assassinar o filho, Rafael Winques, 11 anos, em maio de 2020 na cidade de Planalto, no Norte do estado.

De acordo com o TJ-RS, o sorteio será no dia 22 de fevereiro, às 16h30, e o julgamento será no dia 21 de março, às 9h30. Tanto o sorteio quanto o julgamento ocorrerão em Planalto.

São 25 os jurados titulares que vão integrar o Conselho de Sentença. Diante da possibilidade de alguns não serem localizados e também em razão da pandemia de Covid-19, haverá sorteio de 25 suplentes – entre os previamente habilitados e com idade inferior a 60 anos, ou seja, fora do grupo de risco.

Durante o julgamento, serão ouvidas 12 testemunhas, sendo cinco delas foram arroladas pela acusação e pela defesa. Elas ficarão incomunicáveis a contar da data do julgamento até o momento imediatamente posterior às oitivas.

Alexandra será julgada por homicídio qualificado (motivo torpe, motivo fútil, meio cruel, dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima), ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual.

O crime
Em maio de 2020, o corpo de Rafael foi encontrado dentro de uma caixa de papelão que estava no terreno da casa vizinha de onde ele vivia com a mãe. Ele estava desaparecido há 10 dias.

A causa da morte indicada pela perícia foi asfixia mecânica provocada por estrangulamento. Alexandra chegou a confessar o crime na época, mas, hoje, a defesa nega o homicídio. Ela está presa.

 

Fonte: G1

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.