Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Eleição entre Trump e Biden promete ser acirrada e pode terminar nos tribunais

03/11/2020 - 09h39min

Biden e Trump disputam pleito nesta terça-feira, 3 (Créditos: G1)

Washington – Donald Trump e Joe Biden têm um dia cheio nesta terça-feira, 3, data da eleição presidencial norte-americana, e que promete ser uma das mais tumultuadas das últimas décadas. Tudo indica que, dada a situação peculiar do pleito nos Estados Unidos, o resultado possa não sair ainda hoje.

Entre as situações presenciadas, além da forte polarização, é o número recorde de votos pelo correio registrados nesta eleição até o momento. Alguns ministros da Suprema Corte também parecem prontos para intervir se a disputa for acirrada e contestada.

Trump, do Partido Republicano, e Biden, do Partido Democrata, têm enormes desafios pela frente, entre eles a pandemia de Covid-19, que ainda castiga os Estados Unidos, de forma que  o país lidera, tanto em número de casos confirmados quanto de mortes.

Espera-se que o “novo normal” ainda demore para chegar por lá, em uma nação bastante dividida em diversos aspectos, como violência racial, e no qual o pleito não será decidido pelo voto da totalidade da nação, mas sim por estados.

Por isso, espera-se disputa nos chamados Estados-pêndulo, ou seja, que não têm preferência democrata ou republicana, variando ao longo das eleições. “Se o resultado final depender da Pensilvânia ou da Flórida, eu acho que teremos a batalha jurídica das nossas vidas”, disse Jessica Levinson, professora de lei eleitoral da Loyola Law School, de Los Angeles.

Com informações de Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.