Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estado encaminha novos lotes de vacina já pensando na segunda etapa

08/04/2020 - 14h19min

Segunda etapa da campanha começa em 16 de abril

Mais 272 mil doses de vacina contra Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) começarão a ser distribuídas pela Secretaria da Saúde (SES) às 19 Coordenadorias Regionais (CRSs) na próxima segunda-feira (13/4). Esta é quinta remessa enviada pelo Ministério da Saúde, e cerca de 10% dessas doses serão utilizadas ainda na primeira etapa da Campanha Nacional de Imunizações no Rio Grande do Sul, destinada a idosos e profissionais de saúde.

O restante desse lote dará início, no dia 16 de abril, à segunda etapa da campanha, quando serão vacinados doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário.

Até o momento, a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-RS), vinculada à SES, já recebeu o equivalente a 41% das doses projetadas para a campanha no Estado. Como a vacina contra influenza se trata de um imunobiológico, a distribuição é feita em etapas, de acordo com a capacidade de armazenamento nos estados e municípios. O cronograma de entrega segue critérios técnicos, e o envio é realizado nos quantitativos necessários para atender ao calendário de vacinação por faixas etárias do público-alvo.

Calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza/2020

Início: 23 de março
Pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Início: 16 de abril
Doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Início: 9 de maio
Professores, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, crianças de 2 a 4 anos, crianças de 5 anos, gestantes, puérperas (pós-parto), indígenas, adultos dos 55 aos 59 anos, deficientes físicos.

 

Créd. Assessoria Governo do Estado

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.