Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

FMI prevê queda de 5,3% da economia este ano

14/04/2020 - 10h21min

Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

País – Conforme publicação hoje, dia 14, no relatório Perspectiva Econômica Mundial, em função aos efeitos da pandemia de covid-19, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta queda de 5,3% da economia brasileira este ano.

No relatório divulgado em janeiro, antes dos efeitos da pandemia de covid-19, a previsão do FMI era que a economia brasileira tivesse crescimento de 2,2% em 2020. Para 2021, a previsão é de recuperação, com crescimento do PIB em 2,9%.

De acordo com o relatório, “todos os países enfrentam uma crise de saúde, um severo choque de demanda externa, um aperto dramático nas condições financeiras globais e uma queda nos preços das commodities, que terão forte impacto na atividade econômica dos exportadores de commodities”.

A economia mundial deve apresentar queda de 3%, em 2020, e crescer 5,8% no próximo ano. As economias avançadas, como os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão, entre outros, devem ter queda de 6,1% no PIB, neste ano, e crescer 4,5% em 2021.

“As medidas necessárias para reduzir o contágio e proteger vidas afetarão a curto prazo a atividade econômica, mas também devem ser vistas como um investimento importante na saúde humana e econômica a longo prazo. A prioridade imediata é conter as consequências do surto de covid-19, especialmente aumentando as despesas com saúde para fortalecer a capacidade e os recursos do setor, adotando medidas que reduzam o contágio”, diz o FMI.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.