Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Governo do RS anuncia proibição de festas de Carnaval em 2021

28/01/2021 - 14h16min

Atualizada em 28/01/2021 - 14h17min

(Créditos: Arquivo O Diário)

Porto Alegre – As festividades de Nossa Senhora dos Navegantes, Iemanjá e o Carnaval, tanto em ambientes abertos ou fechados, estão proibidos no Rio Grande do Sul em 2021. A determinação é do governador Eduardo Leite, que realizou uma live nesta quinta-feira, 28, para anunciar as medidas.

“Nós respeitamos as manifestações religiosas individuais, mas, na medida em que geram aglomeração, se tornam um problema sanitário e, consequentemente, na falta de cuidado, um problema coletivo. A nossa definição, em decreto das regras estaduais, é de não poder aglomeração, o que envolve o Carnaval, ou seja, blocos, trios… Festividades nas ruas ou em locais fechados estão também proibidas”, disse o governador.

O governo do Estado reconheceu que as medidas de distanciamento feitas no final do ano surtiram efeito para evitar a disseminação da Covid-19, e consequentemente as internações nos hospitais. Mas que os cuidados devem continuar, já que o mapa do Distanciamento Controlado tem mostrado o Rio Grande do Sul com a maioria das regiões em vermelho nas últimas semanas.

Leite também anunciou mais duas etapas da pesquisa Epicovid19, que busca estimar quantas pessoas já contraíram a doença no estado. A primeira delas vai acontecer entre os dias 5 e 9 de fevereiro, e traz uma novidade: a adição de testes de anticorpos, além da testagem rápida e das entrevistas já habituais feitas no estudo. As cidades onde serão feitas as entrevistas são também as mesmas: Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.