Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Imigração Alemã: Monumento marcará os 200 anos no Brasil

16/07/2021 - 12h56min

Angelo Reinheimer (Crédito: Divulgação)

Proposta irá marcar a vinda dos imigrantes ao país

 

 

Por Leila Ermel

 

Região – Para celebrar o bicentenário da imigração, a ser comemorado em 2024, a Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel propõe o desenvolvimento de um monumento, um conjunto de grandes esculturas, na entrada de Hamburgo Velho, recuperando a história da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil. A data que marca a chegada é o 25 de julho, mas a agenda das atividades deve conter ações ao longo de todo período e em grande parte do território nacional.

O Monumento comemorativo vem sendo pensado há muito tempo. Diante do audacioso projeto, foi criada uma equipe interdisciplinar composta por profissionais da cultura, historiadores e genealogistas. Para criar o monumento foi convidado o artista plástico Marciano Schmitz que, é autor de importantes obras públicas de Novo Hamburgo: a fachada do Teatro Paschoal Carlos Magno, o Monumento à Paz e o Monumento à Bíblia, entre outras.

Segundo Angelo Reinheimer, curador da Fundação e coordenador geral do projeto, a ideia de marcar a passagem destes 200 anos tem como ponto de origem diálogos com o Artista Ernesto Frederico Scheffel que, a partir das comemorações do Sesquicentenário da Imigração Alemã em 1974, lançou as bases para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Novo Hamburgo.

Enxaimel – Como símbolo do projeto, foi escolhido um recorte feito a partir de uma estrutura de enxaimel, técnica construtiva milenar, trazida pelos imigrantes alemães ao Brasil. As casas de enxaimel são verdadeiros monumentos na atualidade, legado desses imigrantes que aqui chegaram repletos de sonhos, fé, e perseverança, dispostos a encarar os enormes desafios que a sua nova Pátria impunha.

Com o Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc – nº 14.017/2020, tornou-se possível realizar a pesquisa e o desenvolvimento da proposta, por meio de uma maquete, bem como viabilizar o acesso aos mecanismos de incentivo à cultura, para execução e implantação do Monumento que, será um importante marco para Hamburgo Velho, e toda a região com descendentes de alemães.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.