Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Prefeito é cassado por aumentar o salário de vários Ccs

16/02/2022 - 14h33min

Foi determinada pela Justiça a cassação do prefeito Paulo José Grunewald (PP), e do seu vice, Grasiani Galli (MDB), de Forquetinha, no Vale do Taquari, a 133 km de Porto Alegre. O processo foi movido pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTB), derrotado nas eleições municipais de 2020. Paulo Grunewald foi eleito com 53,94% dos votos.

A suspeita é que eles beneficiaram diversos funcionários em cargos de confiança, com aumento de salários, em 2020. O advogado dos políticos, Fábio Gish, disse que a defesa não concorda com a decisão da Justiça. A alegação é que houve a mudança de funções que exigiam maior responsabilidade.

A decisão é em primeira instância e ainda não foi solicitado o afastamento do prefeito e do vice de Forquetinha,e eles seguem no cargo até o julgamento dos recursos, que devem ser apresentados pela defesa ainda nesta semana.

As mudanças de cargos e salários teriam como objetivo benefício eleitoral. Na sentença, a juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti exemplifica o caso de cinco servidores que foram exonerados e recontratados com intervalo de poucos dias.

Pelas denúncias, a diretora do Departamento da Secretaria Municipal de Administração teria sido dispensada no dia 9 de março de 2020 e recontratada no dia seguinte como assistente superior da mesma secretaria, com salário de R$ 3.932,22, remuneração 58% maior do que a anterior, de R$ 2.491,83.

Também seis estagiários teriam sido beneficiados da mesma maneira. Uma funcionária, contratada em setembro de 2020, seria irmã do genro do prefeito do município, que foi doador da campanha eleitoral. Na sentença, a juíza afirma que o prefeito Paulo Grunewald foi o mentor do esquema ilícito e participou de maneira ativa para comandar e gerenciar a série de atos para beneficiar a candidatura da chapa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.