Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

RS tem menor número de mortes por covid-19 registrado em um sábado

17/07/2021 - 16h41min

Estado notificou 44 vítimas em 24 horas, índice mais baixo para este dia da semana desde 16 de janeiro

 

Estado – Neste sábado, 17, o Rio Grande do Sul registrou 44 mortes por coronavírus em um intervalo de 24 horas. Este é o menor número de óbitos provocados pela covid-19 e contabilizados neste dia da semana em seis meses. Desde 16 de janeiro, quando foram informadas 38 novas vítimas da pandemia, o Estado não notificava um patamar tão baixa para um sábado.

Em acompanhamentos e estudos realizados, os períodos que costumam apresentar os patamares mais reduzidos de óbitos causados pela pandemia são o domingo e a segunda-feira, em razão da menor disponibilidade de equipes responsáveis pelas notificações durante as folgas de final de semana. Por isso, devem ser evitadas as comparações pontuais entre dias diferentes.

Quando se calcula a média de todos os sete dias anteriores, o que elimina essas discrepâncias, o dado mais recente ajuda a confirmar uma tendência de queda no registro de mortes pela pandemia no Estado. A chamada média móvel semanal chegou a 61 vítimas no sábado, igualmente um dos patamares mais baixos deste ano.

Nas últimas duas semanas, conforme os dados disponíveis até as 15h, a quantidade de pacientes com diagnóstico de coronavírus em vagas de enfermaria caiu 28%. Nas UTIs, as internações relacionadas à pandemia diminuíram 24%. No meio da tarde, havia 1.166 pessoas com o vírus em leitos clínicos, e 1.170 sob terapia intensiva.

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), porém, ainda apresenta um número significativo de novos casos de covid. Em 24 horas, foram notificados 4.296 novos exames positivos, totalizando 1.270.862 casos confirmados desde o início da pandemia. A mais recente atualização elevou o acumulado de mortes por covonavírus a 32.623 vítimas no Rio Grande do Sul.

 

*Com informações de G1 RS

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.