Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Surdos defendem Libras como segundo idioma oficial do Brasil

23/09/2021 - 14h02min

Dia Internacional de Língua de Sinais é celebrado nesta quinta-feira (Crédito: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

São Paulo – Hoje (23) é celebrado o Dia Internacional da Língua de Sinais. A data foi estabelecida em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca conscientizar sobre a importância dessa forma de comunicação, fundamental para a inclusão da comunidade surda.

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei  nº 10.436 como meio legal de comunicação e expressão. Conforme defendido pelo presidente da Associação dos Surdos de São Paulo, Jorge Rodrigues, o objetivo é que a PEC [proposta de emenda à Constituição] 12/2021 seja aprovada para que a Libras seja reconhecida como segunda língua oficial do Brasil.

No país existe quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professores e Pessoas com Deficiência (PcD) também defendem que a libras seja mais disseminada no contexto escolar, a fim de incluir a realidade do surdo. Além disso, de ampliar ofertas de emprego, obrigatoriedade de intérpretes em faculdades, hospitais e eventos e requisito de professores surdos na rede educativa.

 

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.