Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Vinte são presos em grande operação contra golpe dos nudes

30/09/2021 - 12h07min

Mais de 250 policiais civis cumpriram mandados (Créditos: Divulgação/Polícia Civil)

Esteio – Vinte pessoas foram presas nesta quinta-feira na Operação X-Con, realizada contra uma organização criminosa atuante em sete estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins e Pernambuco. Os criminosos efetuavam o já conhecido golpe dos nudes. No RS, os crimes eram cometidos em Esteio, Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, Montenegro, Novo Hamburgo, Alvorada e Viadutos.

Ao todo, foram cumpridos mais de 100 ordens judiciais, por 250 policiais civis. Os crimes cometidos eram de associação criminosa e extorsão. Além das prisões, foram apreendidos dinheiro, armas, munições, telefones celulares e cartões bancários. Ao todo, foram 44 mandados judiciais de busca e apreensão, 32 prisões preventivas, 25 quebras de sigilo bancário, 12 sequestro de veículos e um sequestro de imóvel, além de 32 bloqueios de mais de 200 contas bancárias.

A operação foi comandada pela Delegacia de Esteio, sob comando da delegada Luciane Bertoletti. O golpe dos nudes, relativamente comum na Encosta da Serra, consiste em um primeiro contato de uma suposta adolescente, que troca imagens ou conteúdos de teor íntimo com vítimas. Depois, uma segunda pessoa, se fazendo passar por membro da polícia, contata a mesma pessoa pedindo dinheiro para não expor o conteúdo.

Com informações do Correio do Povo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.