Geral
Assembleia vota hoje pedido de convocação extraordinária de Leite
Porto Alegre – A Assembleia Legislativa delibera, nesta segunda-feira, 27, sobre a convocação feita aos deputados pelo governador Eduardo Leite. Na pauta, a votação de nove matérias, entre elas, as que tratam da reforma administrativa, considerada prioritária pelo governo do Estado. A sessão começa às 15h, no plenário.
O conjunto de reformas é integrado, entre outros, pelo plano de carreira do magistério, previdência e subsídio dos militares e o chamado Estatuto dos Servidores Civis. Outras duas propostas enviadas à Assembleia não serão substituídas pelo Executivo.
Uma das matérias sem substituição é a proposta de emenda constitucional (PEC) que atualiza regras previdenciárias e altera carreiras dos servidores, e a outra é o projeto que modifica aposentadoria especial da Polícia Civil.
Algumas das propostas de Leite causaram protestos contrários por parte de servidores, como os professores. Embora a greve da categoria tenha encerrado no último dia 14, eles pretendem protestar na Praça da Matriz a partir das 9h.