Destaques
Estância Velha: o frio apareceu e parte dos alunos fugiu das academias
Estância Velha – O principal desafio das academias com a chegada do frio é manter a motivação e a frequência dos seus alunos. Considerando o aumento das tentações alimentares associadas à preguiça, que não hesita em aparecer assim que as temperaturas caem, ganhar peso nessa época é inevitável.
O frio chegou arrasador nas últimas semanas e, em consequência disso, as academias estão com uma defasagem de aproximadamente 30% na frequência dos seus alunos. Só os mais determinados permanecem frequentando normalmente as atividades, enfrentando o frio.
Algumas academias aproveitam essa época do ano para lançar planos e promoções especiais para manter a frequência dos alunos, como descontos especiais para acompanhantes, ou horários diferenciados.
Conforme a educadora física, Cátia Merlini, administradora da Academia do Chimarrão, a interrupção na frequência do aluno resulta na frustração por não conseguir atingir os seus objetivos, seja ele perder peso, ou por questão de saúde.
“Perder peso, trabalhar a resistência cardiovascular, reforçar a musculatura e até mesmo prevenir lesões requer um trabalho contínuo e a longo prazo”, comenta Cátia. Este vai-e-vem na academia acaba desmotivando e resultando em desistências.
Equilíbrio é fundamental
No inverno, o organismo gasta mais energia para manter o corpo em equilíbrio. Por isso, em termos de gasto calórico, é um dos melhores momentos para a prática de atividades. As pessoas tendem a se preocupar em cuidar do corpo somente no verão, mas o inverno é o melhor período para isso.
Além do organismo consumir mais energia para regular a temperatura corporal, é no inverno que você vai conseguir manter o corpo para chegar no verão bem. É importante a atividade física regularmente para o bom funcionamento do organismo e qualidade de vida.
Com a chegada das estações mais frias do ano é preciso redobrar o cuidado com o bem-estar, saúde e aumento de peso. Durante o inverno, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável e pede um maior consumo de alimentos para equilibrar.
As doenças, principalmente respiratórias e infecções, também são comuns nessa época, sendo assim é importante fortalecer o sistema imunológico com uma alimentação saudável no inverno.
Frutas e vegetais são bons aliados para qualquer época do ano, pois oferecem vitaminas, minerais e fotoquímicos que ajudam a fortalecer o sistema imune. Muitos dos temperos do dia a dia possuem ação antibacteriana e estão disponíveis para que você use e abuse.
Cebolas, cebolinha e alho devem fazer parte do seu cardápio diário. Já que nem sempre temos sol durante o inverno, é necessário buscar vitamina D nos alimentos. As fibras ajudam a manter a sensação de saciedade, além de ajudar a manter o bom funcionamento do organismo.
Prefira os alimentos integrais. Com as baixas temperaturas o corpo perde muito líquido e mantê-lo hidratado é fundamental. A água deve ser mantida, ingira cerca de dois litros por dia. Troque o açúcar comum das bebidas quentes pelo mascavo. Bebida vegetal, a base de arroz, aveia ou amêndoa, pode fazer toda a diferença para a sua saúde e bem-estar.