Conecte-se conosco

Destaques

MPF vai convocar Executivo e Legislativo de Dois Irmãos para debater a carga horária dos médicos

04/03/2019 - 09h21min

Atualizada em 06/03/2019 - 09h00min

Dois Irmãos – Na quarta-feira, 27, aconteceu uma reunião na sede do Ministério Público Federal em Novo Hamburgo, quando o presidente do Sindicato dos Médicos do Vale do Sinos, Dr. Kleber Fisch, expôs a situação ao procurador da República Bruno Alexandre Götschow. Segundo o sindicato, após várias tentativas, sem sucesso, de firmar acordo com a Prefeitura de Dois Irmãos, para discutir os efeitos da decisão que alterou a carga horária dos médicos concursados, sem a contrapartida nos vencimentos, o sindicato recorreu ao MPF.

Acompanhado pelo Dr. Ernani Galvão, Diretor Financeiro do Sindicato, pelas doutoras Márcia Schneider e Dirce Margaret Marques Silva, além do advogado da entidade, Eduardo Rodrigues, o Dr. Kleber relatou que desde que foi tomada a decisão pelo Executivo, os 14 médicos concursados do Município estão buscando resolver a questão, mas sem serem atendidos.

O sindicato afirma que os debates entre profissionais e Prefeitura começaram no ano passado. Devido à falta de reajustes dos vencimentos, a defasagem chegou a cerca de 50%, ou seja, os médicos estavam recebendo a metade do que teriam direito. Foi proposto ao Executivo, ou o reajuste dos salários, ou a diminuição da carga horária. A Prefeitura alegou que estava cumprindo determinação do Ministério Público. Os médicos defendem que, já que ganham a metade do que deveriam, têm que trabalhar a metade da carga horária. No ano passado eles fizeram uma paralisação por um dia, visando mostrar que o número de atendimentos prestados é muito alto para o número de profissionais, para sensibilizar os mandatários do poder, mas a contrapartida não veio. “O Sindicato está tentando resolver a questão através do diálogo, para que não tenha que tomar uma atitude que possa prejudicar a população do Município”, esclareceu Fisch.

Ainda, segundo o sindicato, a entidade solicitou à prefeita Tânia da Silva e ao presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink, que participassem da reunião com o MPF, ou que enviasse representantes. Porém eles não atenderam a solicitação.

Após ouvir os presentes, o Procurador acolheu os argumentos dos médicos e decidiu convocar a prefeita e o presidente da Câmara, para debaterem o assunto no MPF, com a presença de representantes dos médicos. O Sindicato dos Médicos do Vale do Sinos, tem sede em Novo Hamburgo e representa todos os médicos que atuam nos municípios de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Campo Bom e Estância Velha.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.