Conecte-se conosco

Cadernos

Casa: Aparadores e poltronas na decoração

09/05/2018 - 14h00min

Poltronas, praticidade e estilo na decoração

O uso de poltronas para decorar ambientes está super em alta, ajudando a incrementar e destacar a decoração das salas de estar, dos quartos e do home office. Promovem conforto, ajudam a deixar o ambiente mais sociável, aumentar a disposição dos lugares para as visitas e destacar o estilo decorativo do espaço. “A poltrona serve para incrementar e destacar a decoração”, observa Cândida de Oliveira, gerente da J.A. Móveis de Dois Irmãos.

Na hora de escolher a melhor poltrona decorativa para o seu cômodo Cândida recomenda prestar atenção a alguns detalhes, como considerar o espaço disponível, os móveis já usados no ambiente e também o conforto. “Assim, o seu ambiente ficará impecável, seja ele rústico, provençal, moderno ou retrô”, observa.

Ela observa ainda que, por se tratar de uma peça decorativa, na hora de escolher o tecido é possível ousar, apostando na infinidade de modelos, cores e texturas que o mercado disponibiliza. Entre os mais procurados, Cândida aponta o linho, com estampas geométricas, florais e veludo que ajudam a proporcionar um belo visual aos ambientes.

Compondo o décor

Práticas, funcionais e coloridas, as poltronas são consideradas, atualmente, elementos fundamentais na hora de compor o décor, principalmente, da sala de estar. Porém, nem sempre é fácil encontrar o modelo ideal para o nosso ambiente. Pensando nisso, a J.A Móveis selecionou três modelos, do clássico ao contemporâneo, para você se inspirar (veja nas fotos).

Antes de optar por esse ou aquele modelo, é muito importante que você saiba o espaço disponível para as poltronas decorativas. Se você já possui a sua sala de estar montada, com outros móveis como sofá, rack, mesa de centro e etc, não se esqueça de medir o espaço onde ficará a poltrona antes de comprá-la. Inclua nessa medida pelo menos 70 centímetro de circulação.

Existem poltronas de todos os estilos: vintage, retro, moderno, clássico, anos 50, entre outros. Escolha o estilo que mais combina com você

As poltronas podem servir para complementar uma decoração ou ser uma peça chave

Aparador, beleza e funcionalidade na decoração

Além de serem móveis de apoio, podem embelezar um ambiente e oferecer uma nova funcionalidade e mais organização ao espaço

Considerado um móvel prático e funcional, o aparador já se tornou peça de destaque na composição de ambientes cheios de estilo. Tal seu sucesso na decoração que esse item é encontrado em grande variedade, com acabamentos que variam desde a tradicional madeira até o vidro e pedras naturais.
Uma peça coringa, que pode ser usado em diferentes ambientes da casa, podendo apenas decorar e ainda sendo bastante útil, os aparadores são móveis capazes de atender a todo tipo de gosto e necessidade. Com design longo e estreito, substituem facilmente as mesinhas de centro e bancadas em apartamentos pequenos. Em residências maiores, podem ser aproveitados como peça complementar da mobília existente.

Segundo a equipe da Alles Estofados, não tem segredo pra acertar na escolha do aparador e nem no que colocar sobre ele. Junte alguns enfeites bonitos, como vasos e porta-retratos, e vá brincando de fazer combinações até chegar em um resultado que te agrada. Nada impede que, depois de um tempo, você mude a disposição de tudo e crie uma nova decoração para ele.

Elemento de apoio

Na maioria das residências, o aparador costuma ser utilizado em corredores de acesso e na sala de jantar para apoiar objetos da família e dos visitantes. Quando localizado na entrada e próximo da porta, se torna útil para itens como guarda-chuva, chave de carro, carteiras, bolsas e casacos.

O posicionamento comum dos aparadores é junto da parede para facilitar a circulação de pessoas e oferecer o máximo de praticidade. Entretanto, essa configuração pode variar conforme a necessidade do usuário e o tipo de ambiente em que o móvel se encontra.

Seja clássico, moderno ou contemporâneo, o aparador ganha ainda mais beleza quando combinado com pequenos objetos e acessórios. Os modelos mais delicados e com ausência de gavetas ou portinhas pedem uma composição mais limpa. Para isso, use vasinhos com flores, velas, porta-retratos, quadrinhos ou esculturas.

O aparador pode estar em um ambiente de forma funcional ou decorativa

O ideal é decorar a superfície do seu aparador com itens altos e chamativos, principalmente se a ideia é usar poucos elementos

No hall de entrada o aparador pode vir acompanhado de um belo espelho na parede, detalhe que valoriza ainda mais o móvel

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.