Geral
Ex-presidente Lula é autorizado a ir no velório do neto
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve deixar a prisão para acompanhar o velório do neto de sete anos falecido hoje, em Santo André, São Paulo. A Polícia Federal em Curitiba, onde o petista cumpre pena desde abril de 2018, já recebeu um comunicado informal da Justiça Federal, alertando sobre a soltura iminente. Inicialmente, a informação era de que Lula deixaria a carceragem da PF ainda nesta sexta-feira, para acompanhar o velório do neto, mas a liberação deve acontecer neste sábado, dia 2.
Os agentes já trabalham no planejamento da operação para escoltá-lo. Os advogados do ex-presidente entraram com pedido de habeas corpus no início da tarde desta sexta-feira (1º).
O pedido cita o artigo 120 da Lei de Execução Penal, que autoriza condenados que cumprem pena em regime fechado a sair quando ocorre falecimento do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão. A defesa também pediu para que não seja divulgada qualquer informação relativa ao trajeto que o cliente usará para comparecer ao velório.