Destaques
Caso de dengue em Lindolfo Collor acende sinal de alerta
Lindolfo Collor– O município já tem histórico da presença do mosquito aedes aegypti, o transmissor dos vírus dengue, zika e da chikungunya. O caso recente de um homem do Loteamento Pedras de Areia, que pode ter trazido a dengue de fora, e acende o sinal de alerta para a prevenção no município.
O morador contraiu o vírus da dengue em janeiro, mas obteve a confirmação somente no dia 27 de fevereiro, após realizar uma série de exames particulares.
Segundo afirma Sirleine Lazarin, da Vigilância Sanitária, o morador apresentou no posto local o resultado do exame, após sete dias, quando os sintomas desapareceram. “Ele veio para o posto de saúde, onde foi coletado sangue e o exame foi encaminhado ao Laboratório do Estado (Lacen), mas deu resultado negativo”, destacou ela.
Foi realizado um trabalho preventivo de Pesquisa Vetorial Especial (PVE), em torno do quarteirão da residência. Foram retirados das armadilhas dois tubos com larvas dos aedes aegypti. Se algum mosquito picasse o morador a dengue seria difundida no bairro. “Mas, felizmente, isso não ocorreu, explicou Sirleine.
Estão sendo distribídos folfders em residências, escolas e outros locais públicos, para alertar a população sobre a prevenção. As agentes de saúde estão levando o material informativo aos moradores.
Também foi solicitado que a população coloque fora pneus e outrtos materiais em de uso, para evitar o acúmulo de água parada. A Secretraia de Obras recolheu os entulhos no início deste mês.