Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Vamos criar uma marca, uma grife para nossos produtos, como “Produzido em Dois Irmãos”?

22/05/2019 - 09h37min

Você sabia que nos EUA tem uma cervejaria que se chama Two Brothers (Dois Irmãos, em inglês). Se não me engano, é na região de Chicago!

EXEMPLO DO VINHO

– Para finalizar o assunto de ontem, onde citamos sobre o peso (na economia) que a cerveja artesanal pode ter para nossa região alemã, comparando ao peso que o vinho representa na região italiana de Bento e Garibaldi, gostaria de trazer um exemplo…
– Até pouco tempo atrás, em Gramado e Canela existiam poucas, ou quase nenhuma vinícola. Talvez apenas a Jolimont, de maior expressão. Mas o que aconteceu, tamanha a procura destes turistas, digamos desavisados?
– Fez surgir o setor de vinícolas em Gramado. Hoje são várias, como a Ravanello, a Stopassola, a Masotti, a Casa Seganfredo, entre outras. E a grande maioria sequer produz uva aqui, a não ser a Jolimont e mais uma ou outra, pois as demais trazem a uva (ou o próprio vinho) de Sentinela do Sul ou de Bento e Garibaldi. Viu só?

PROVOCAÇÃO

– Então, ao falar em vinho, uva e cerveja (artesanal) e em tudo o que eles trazem consigo, além de um turista (certamente mais gastador) e o conceito, que tal se Morro, Herval (e Dois Irmãos), com todo o leite que produzem, em vez de simplesmente venderem leite, tivessem um selo e se fizessem queijos?
– E que tal a nossa cuca ter uma marca – como o “queijo minas” tem ou como o “chocolate ou os móveis de Gramado” têm – que a diferenciasse? Assim como o nosso chocolate caseiro tem um nome respeitado!?
– É cedo, talvez, na cabeça de muitos, mas eis aqui uma sementinha “para perturbá-los” em suas reflexões futuras…

PENSAR GRANDE

Enfim, ousaria sugerir que se criasse uma marca, um selo, seja local ou regional, para nossa cerveja artesanal, para nossos queijos, para nossos móveis e esquadrias, para nossos biscoitos e chocolates? Que tal uma grife no estilo “Produzido em Dois Irmãos”, ou “Produzido em Morro Reuter/Herval”? Isso não agregaria valor?

PICANTES

– Prefeita Tânia e mais duas assessoras viajaram à Alemanha, assim como a Curto Arte está levando uma comitiva cultural sua.
– Está circulando nas redes sociais uma suposta notícia acerca do ISEV e a construção “das quatro paredes” do futuro Postão. Por que “suposta notícia”? Enfim, é bem curiosa, afinal, não estamos em ano eleitoral…
– Afinal, como está a CPI do Hospital/ISEV?
– Dia 26 tem a 5ª Cãominhada de Dois Irmãos, promovida pela Associação dos Amigos dos Animais. Parabéns!
– Por falar nisso, a divulgação de que a Prefeitura está destinando R$ 90 mil à associação tem dado o que falar nas redes sociais. Como pode?
– A mensagem positiva do dia, na Semana da Boa Sorte, de Álex Rovira Celma: “Se você deixar para amanhã o traalho que precisa ser feito, a Boa Sorte talvez nunca chegue; e, criar as condições favoráveis, requer dar um primeiro passo”, então, faça isso hoje mesmo, saia da teoria, saia do papel e parta para a prática…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.