Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

A incoerência que envolve a assinatura do contrato do estacionamento rotativo

22/07/2019 - 09h47min

Está assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa que administrará o sistema de estacionamento rotativo, que não demorará a estar em operação. Acerca deste tema, nota-se uma inquietação que ganhou força nas últimas semanas. E atenção: de pessoas que normalmente não se envolvem em polêmicas. É que foi verificada uma incoerência por parte da administração municipal. Todos sabem que está em andamento o projeto Nova 2050, que resultará em vasta quantidade de informação para o planejamento dos próximos 30 anos de Nova Petrópolis. Este estudo é terceirizado e a Prefeitura contribuiu com R$ 200 mil para custeá-lo. A incoerência reside no fato de que a Prefeitura assinou o seu contrato mais importante dos próximos 20 anos sem levar em consideração as informações resultantes deste grandioso investimento. O ideal seria esperar os estudos e daí adequar o contrato. E se o Nova 2050 concluir que é melhor não ter estacionamento rotativo em determinada rua já incluída no contrato? É só uma suposição, que pode nem se confirmar… Mas as pessoas estão vendo uma incoerência aí.

RELATIVIZAR

Olhando o fato mencionado acima, objetivamente tem-se uma incoerência. Mas sou da opinião de que ela diminui de gravidade na medida em que é considerado o contexto e os fatos ocorridos nos últimos anos. A administração municipal vinha sendo criticada por não resolver o problema do estacionamento. Desde que este tema começou a se tornar público, sabe-se que o projeto da Prefeitura era licitar em torno de 900 vagas da área central para uma empresa de parquímetros. Esses 900 vagas foram desenhadas em 2013! É verdade que depois disso houve certa demora para dar andamento ao projeto. Entre 2015 e 2016, os então vereadores prestaram um desserviço à comunidade ao não quererem votar o projeto do estacionamento perto das eleições. Ficou para o segundo mandato, que também já se aproximado fim. Estava na hora de aparecer a solução.

A MAIORIA É FAVORÁVEL

A maioria das pessoas, inclusive comerciantes e empresários de um modo geral, é favorável à implantação do estacionamento rotativo. Sabem bem como é hoje: pior. O detalhe é que surgiu esse fato novo que é projeto Nova 2050.

NOVA 2050

O projeto Nova 2050 é bem-vindo, e muito. Eu já tive a oportunidade de acompanhar algumas das informações que estão sendo levantadas sobre o município. São dados de uma qualidade e profundidade poucas vezes vista. Com certeza, muito úteis para a boa tomada de decisões. Como conciliar este projeto com a licitação do estacionamento, que já estava em andamento? Penso que o ideal seria esperar. Mas, para Lelo, esperar significa terminar o mandato de oito anos sem ter feito nada em prol do estacionamento. Em 2020 ninguém vai querer mexer nisso. Assim como os vereadores, em 2016.

PÉS NO CHÃO

A maioria das pessoas que estão criticando a administração não são contra o estacionamento. Só acham que, por coerência, deveria se esperar pelas informações valiosíssimas que estarão disponíveis nos próximos meses. Paralelo a tudo isso, existe um movimento que defendo um modelo de estacionamento alternativo, inspirado em experiências europeias. No papel é uma ideia boa. Mas também não há como saber muito mais. Se o contrato já assinado carrega incertezas, o projeto alternativo também.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.