Conecte-se conosco

Colunistas

Sim, porque a via está se tornando uma pista de corrida

19/08/2019 - 10h28min

O DAER acha que somos palhaços ao afirmar que não possui uma equipe ou empresa responsável pela troca ou reforço da sinalização da VRS-865. Não é de hoje que o órgão “irresponsável” não cumpre com suas obrigações e tenta, cada vez mais, jogar paras as cidades as melhorias necessárias. Isso mostra que o órgão não está nem aí para o problema. Aliás, a VRS não precisa apenas de sinalização, mas de planejamento. Sim, porque a via está se tornando uma pista de corrida. Há pouco tempo havia uma lombada eletrônica em Presidente Lucena e até esta foi retirada.

EMERGÊNCIA

Quem entende um pouco de lei sabe que, em caso de emergência, você pode fazer contrato e fazer aquilo que precisa ser feito. No caso da VRS-865, esta é uma rodovia cheia de problemas e desde Ivoti, passando por Presidente Lucena e Picada Café, as cidades estão assumindo a responsabilidade de limpeza e roçada do acostamento. O chamado básico por que se não fizerem, a via se tornaria ainda mais perigosa e tomada pelo mato.

AINDA BEM

O asfalto da VRS-865 foi feito a cerca de 20 anos, durante a gestão Lui Schenkel. Foi feita pelo governo do estado quando este ainda tinha recursos e viu a necessidade da via para a região. Imagina se ainda fosse estrada de chão. A VRS se tornou o acesso mais utilizado para o Vale dos Sinos e Grande Porto Alegre, tendo mais movimento que a BR-116. Dizem que passar pela VRS encurta o trecho 30km. Isso mostra o grande fluxo na via. Ainda bem que esse asfalto foi bem feito na época. Tanto que depois de duas décadas são poucos os pontos que deram problema. Claro. Há pouco tempo o asfalto foi recapeado até Presidente Lucena. Não sei o porque esse não foi estendido até Picada Café.

MUNICIPALIZAÇÃO

Picada Café e Presidente Lucena sempre quiseram ou ainda querem a municipalização dos trechos. Quer dizer: dizem que querem. Essa novela se estende desde a primeira gestão Luciano Klein e até hoje. Na verdade os prefeitos passam, dizem que vão lutar para municipalizar e atender o pedido dos moradores do trecho que não querem perder espaço de seus terrenos, mas no fundo no fundo isso se torna um grande problema. O alto custo de manutenção. Para Picada Café são apenas quatro km. Sim, apenas. Para a cidade que está “matando cachorro a grito” para fazer meia dúzia de asfalto é quase impossível hoje querer municipalizar a via que é de responsabilidade do Estado.

BOA NOVA

A boa nova da semana é o crescimento do setor primário de Picada Café. O vereador Selvino Boettcher afirmou na semana passada que a arrecadação com o setor agrícola cresceu cerca de 12% em 2018. Números estes me confirmados pelo secretário da Agricultura, Aloysio Bischoff. São números importantes visto que a gestão Daniel Rückert investiu alto em ações como terraplanagem para novos aviários.

DIVERSIFICAÇÃO

Em um país em crise é importante a diversificação da economia. A gente sabe que nunca algum setor vai alcançar o que representa a indústria para Picada Café. Mas ter setor se desenvolvendo e melhor, gerando uma boa renda, é muito bom. É o investimento do passado gerando arrecadação e futuros investimentos em mais saúde, educação, asfaltos, levando água a quem ainda aguarda….

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.