Inter
Com Zeca e Lucca, Inter enche setores e acirra disputa até por vaga no banco
O Inter sequer esperou o desenrolar dos 12 primeiros jogos do Brasileirão até o recesso para a Copa do Mundo e agiu rapidamente para assegurar reforços ao elenco de Odair Hellmann, passadas duas rodadas do Brasileirão. Nos últimos dois dias, o Colorado apresentou o atacante Lucca e o lateral Zeca como novos jogadores. São peças pontuais para adicionar qualidade ao elenco, mas que também inflam o grupo, formado por 34 atletas.
As chegadas dos dois jogadores acirram a disputa por posição no time titular e até na composição do banco de reservas para a sequência de jogos no Nacional. E graças a uma questão numérica. As laterais – a direita, em especial – e o ataque foram as posições que mais receberam contratações para o 2018 de retorno à elite nacional, após uma temporada anterior marcada por uma reformulação severa, com 15 reforços e mais de 50 saídas.
Neste ano, a diretoria do clube já assegurou a contratação de 10 jogadores ao elenco principal: quatro atacantes, quatro laterais, um zagueiro e um volante. A contagem será maior a partir do meio do ano, com a chegada do meia Martín Sarrafiore, revelação do Huracán, da Argentina, com quem o clube já tem pré-contrato, e do volante Rithely, que se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo (veja a lista abaixo).
O levantamento mostra atenção especial aos dois setores. A começar pela lateral direita, antiga “sina” do clube, que segue sem um dono fixo desde a saída de William, em 2017. Ainda no começo do ano, o Inter assegurou as contratações de Dudu e Ruan, com Cláudio Winck como remanescente da temporada anterior. O primeiro iniciou o ano como titular, mas sofreu fratura no braço esquerdo e não conseguiu se firmar, ao passo que o segundo não deu a resposta esperada, e Winck acabou cedido ao Sport.
Quatro laterais em 4 meses
O Colorado buscou Fabiano no Palmeiras ainda em meio ao Gauchão. O lateral assumiu a titularidade de imediato e, em sua ausência, Odair optou por improvisações em detrimento de Ruan. Agora com Zeca, o técnico ganha uma opção para as duas laterais e até para o meio-campo, em eventual necessidade. A tendência, porém, é de que o quarto reforço contrado para o setor, enfim se consolide como titular na lateral direita. Dudu, Fabiano e Ruan passam a disputar uma vaga no banco de reservas.
– Não tenho preferência. Procuro trabalhar. Joguei no Santos pela esquerda, na Seleção, pela direita. Eu treino nas duas. O que for para ajudar o Inter vai ser feito. O que for fazer na direita e na esquerda, vou treinar para chegar e jogar – afirma Zeca.
Atacantes de sobra
No ataque, por sua vez, a briga é ainda mais acirrada, mesmo após a saída de Roger rumo ao Corinthians, no negócio por Lucca. A tendência é de que Odair mantenha a formação titular atual, no 4-1-4-1, com Edenílson, Patrick, William Pottker, D’Alessandro e Leandro Damião como quinteto mais ofensivo. Assim, o reforço travará um duelo com Nico López, Wellington Silva, Rossi, Camilo, Juan Alano e Brenner por vagas no banco.
– Eu não costumo ter preferência. Joguei pelo esquerdo, direito, centralizado no ano passado. Consegui fazer boa temporada. Não tenho muito o que escolher. Não costumo escolher. Estou à disposição para poder ajudar a rapaziada – ressalta Lucca.
Em paralelo à fartura de opções aos dois setores, o Inter mantém certo equilíbrio em seu elenco, com cinco zagueiros à disposição de Odair e três opções para atuar na lateral esquerda. Mas o grupo numeroso tende a ser reduzido para a sequência do ano. Em dificuldades financeiras, o clube precisa vender ao menos um jogador para equilibrar os cofres.
Com fartura de opções, Odair terá o reforço de Lucca contra o Cruzeiro, neste domingo, após o atacante ter seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira. Zeca, por sua vez, teve apenas a rescisão de contratado com o Santos divulgada.
Reforçado, o Inter se reapresenta para trabalhos nesta quinta-feira pela manhã, no CT do Parque Gigante e tem mais dois treinamentos previstos antes de encarar o Cruzeiro. O Colorado enfrenta a Raposa no domingo, às 19h, no Beira-Rio, pela 3ª rodada do Brasileirão.