Colunistas
Temporal que devastou município completa dez anos
No dia 16 de novembro de 2009, o Diário estampou na capa uma imagem assustadora do ginásio municipal destruído após a passagem pela região de um temporal de proporções gigantescas. O galpão da Comunidade Católica também virou um monte de entulho e 25% das residências foram danificadas, segundo a Prefeitura. Voltando ao ginásio, uma das histórias que mais chamou atenção na época foi a coragem da professora Tatiani Mohr em abrigar 19 crianças que estavam embaixo da cobertura no momento da tormenta. Por sorte, na época, ninguém ficou ferido. Resgatei este episódio para recordar os dez anos desta, que pode ter sido uma das maiores tempestades da história recente da região.
O QUE MUDOU?
O temporal da década passada certamente deixou marcas nas construções e na memória de quem a vivenciou. E já que se fala tanto em chuvas intensas e recorrentes, cabe a reflexão: o que mudou na segurança das casas, pontes e demais obras de Hortêncio desde este terrível acontecimento? Afinal, nunca se espera uma nova tragédia, mas pode-se ser prevenido. De que maneira? Reforçando as construções existentes e fazendo um correto planejamento das novas, caso outra tempestade do tipo aconteça.
REFORMA NO GINÁSIO
E, nestas últimas semanas, está sendo realizada uma grande reforma no Ginásio Municipal. Porém, a mudança não é estrutural, mas no piso. Segundo o coordenador do Desporto, Israel Müller, os trabalhos avançam e a fase atual é de colocação do isopor, bem como a chapa naval. Na próxima ou na outra semana, de acordo com ele, será instalado o assoalho.
PRODUÇÃO ORGÂNICA
O Diário Rural desta semana é mais uma vez dedicado a Hortêncio. Agora, o foco é na produção de hortaliças orgânicas, sem o uso de agrotóxicos, da família Spindler, de Arroio Bonito. Como visto na matéria, os trabalhos são comandados por duas mulheres. É muito importante ver, primeiro, como a agricultura tem se mantido forte no município e também como as produtoras rurais vêm atuando de modo a garantir uma atividade sustentável.
DOAÇÃO DE TINTA
O Corpo de Bombeiros Voluntários do município precisa ainda de dois baldes de 18 litros de tinta acrílica branca para concluir a pintura na nova sede, que fica no porão do ginásio. Nesta semana, segundo o comandante Gelson Miranda, já foi doada a mesma quantidade do material, porém ainda não é suficiente. Mais informações e para saber como doar, entre em conto pelos telefones (51) 99521-0139 ou 99817-1709.
SOBERANAS
No sábado, 26, ocorre novo encontro, desta vez na Escola São José, com as candidatas a soberanas do município. Elas terão aulas sobre a história de Hortêncio, as propriedades nutricionais do aipim e também realizam curso de automaquiagem. A eleição da corte será no dia 22 de novembro.