Colunistas
O processo do Fura Fila do SUS foi relembrado na sessão desta semana
Quando a vereadora Rafaella sugeriu a volta do antigo sistema em que um médico de um município ligava para o de Porto Alegre e avisava o estado do paciente, a secretária do Estado e deputada licenciada Regina Becker, pediu espaço para falar. Ela lembrou que em Porto Alegre, existiam muitos casos de Fura Fila. Ela comentou que políticos usavam o sistema em benefício próprio. “O sistema de hoje veio para tentar minimizar e acabar com as interferências do fulano que ligava e furava a fila. Esse sistema é rigoroso e ninguém pode furar a fila. Vai por ordem de quem está credenciado. Acho difícil que mude porque tivemos muitos problemas no passado”, contou. A fala dela rendeu risadas na plateia. Satoshi foi um deles que deu muita gargalhada. No final da sessão, alguns vereadores e moradores comentaram sobre o caso do Fura Fila que teve grande repercussão em Ivoti.
O FOCO É OUTRO
Mas, o assunto principal foi mesmo a causa animal. As voluntárias da Adai estiveram na Câmara. O projeto principal de políticas públicas, que prevê multas e despesa, deve ser apresentado pelo Poder Executivo, mas os vereadores podem colaborar de várias formas. A presidente Priscila falou muito bem. Regina Becker é uma ativista da causa e deu ainda mais crédito ao belo trabalho das voluntárias. Ivoti precisa sim de políticas públicas voltadas a esta causa. O Poder Executivo precisa ter um espaço maior em suas diretrizes para tratar esse tema. Muitas questões precisam ser resolvidas. O abandono de animais é um deles. E não adianta trabalhar somente isso durante campanhas eleitorais. Queremos ações na prática.
BUROCRACIA
Em julho de 2018, os vereadores usaram a tribuna para reclamar da burocracia. Pires até contou que um empresário tentava abrir seu negócio desde 2015. Sobrou crítica para todos os lados: dos fiscais até governos. Neste mês, um projeto de Liberdade Econômica foi aprovado e outro de publicidade e propaganda ao ar livre também foi. Tudo com a ideia de desburocratizar para desenvolver. Em relação à Liberdade Econômica, desde que foi aprovada até agora, nenhuma empresa se encaixou. Esperamos que essa não vire mais uma lei para o atual prefeito fazer e dizer que fez. Também espera-se que tenha efeito na prática.
TRÂNSITO
Constantemente, vereadores Márcio Guth e Russo criticam o Departamento de Trânsito e o atual diretor. Uma curiosidade é que quando Márcio foi diretor da mesma pasta na gestão de Arnaldo, quem o criticava na Câmara era o Russo. O pedetista dizia que Márcio nunca estava no Departamento. Acusava Guth de estar em Porto Alegre no transporte e nunca fazer nada pela melhoria do trânsito. Hoje, juntos no Legislativo, uniram-se para reclamar de tudo e todos.
NOVO ESTACIONAMENTO
Falando em trânsito, parece que teremos mais duas ruas com mudanças. A primeira será aqui ao lado do Diário, na rua da ex-prefeita Maria. A ideia é transformar o local em estacionamento oblíquo de um dos lados para oferecer mais vagas em Ivoti. A iniciativa visa desafogar a Av. Presidente Lucena e ter mais fluxo de veículos. Nós do Diário, por exemplo, não estacionamos na Av. principal para que os clientes do comércio consigam deixar seu carro próximo ao local onde desejam comprar. É a nossa contribuição para que o fluxo melhore. Mas, quais ruas poderiam ter estacionamento oblíquo em Ivoti?