Variedades
Mostra internacional exibe filmes de 11 países em Porto Alegre
Porto Alegre recebe a segunda edição da mostra Panorama Internacional – Videoarte e Cinema Experimental, nesta quinta-feira, às 19h na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico).
Com curadoria de Muriel Paraboni, a mostra traz neste ano 16 obras audiovisuais de artistas de 11 países. A entrada é gratuita. Após a exibição dos filmes, haverá bate-papo aberto com o público à respeito dos filmes e da produção contemporânea.
Os destaques ficam por conta de obras como “Meteorito” (2018), do mexicano Mauricio Sáenz, selecionada para os festivais de Rotterdam, Ann Harbor e AFI – American Film Institute Festival; da artista canadense Lisa Birke com “The Knits”, exibido em mais de 20 festivais internacionais, entre os quais Toronto, Auckland e Vancouver; da cineasta italiana radicada em Berlin Iladia Di Carlo com “The divine way”, premiado em festivais na Alemanha, Polônia, Peru, Suécia, Itália, França e outros.
Segundo Muriel Paraboni, o Panorama realiza um apanhado de filmes de destaque no circuito internacional recente, com foco em trabalhos autorais e de natureza artística. “A ênfase está na diversidade de estilos, gêneros e abordagens”, destacou.
“A programação traz filmes realizados por cineastas, artistas, videoartistas, performers, poetas e experimentalistas que trabalham num alto nível técnico e estético”, completou o curador e organizador da mostra.
O evento também traz filmes com forte pendor formalista e mesmo abstrato, como “Monet Impressions”, da artista espanhola Lisi Prada, num estudo sobre o mestre do impressionismo, e “Juno”, da mexicana Mariana Dianela Torres, que empreende uma viagem sensorial da terra ao cosmos em belíssimos experimentos digitais.
A animação está contemplada na programação pelo sul coreano Shon Kim, que em “Bookanima” faz um ensaio sobre Andy Warhol a partir de livros ilustrados.
Fonte: Correio do Povo