Destaques
Barragem sobe e uso de caminhões-pipa em Nova Petrópolis será suspenso
Nova Petrópolis – A Corsan emitiu um comunicado informando que as chuvas que caíram neste domingo, 16 de fevereiro, aumentaram consideravelmente os níveis da barragem Santa Isabel. Portanto, a partir desta terça-feira, 18, a companhia não fará mais uso de caminhões-pipa no município.
Segundo as medições da Corsan, o nível do arroio Santa Isabel subiu cerca de 4,80 metros. Durante a tarde desta segunda-feira, 17, voltou a chover em Nova Petrópolis. Apesar disso, a companhia segue pedindo um uso racional quanto ao consumo de água, já que a temporada de calor segue até o fim de março. A previsão para este período é de que as chuvas sejam abaixo do normal.
- Após protesto, moradores de Nova Petrópolis aguardam convite para reunião entre Prefeitura e empresa
Uso diário de caminhões-pipa
Após moradores de Gramado bloquearem e impedirem a saída de caminhões-pipa da cidade vizinha, que trazia água para Nova Petrópolis, no último dia 8, a Corsan passou a fazer uso diário de poços artesianos. “Destacando-se a perfuração de dois poços artesianos em São José do Caí, o que possibilitou disponibilizar cerca de 1.500 m³ por dia ao sistema de distribuição, o que corresponde a cerca de 50% da água consumida na cidade”, diz a nota.
Também foi reativado um poço existente na Linha Imperial, aumentando a produção em cinco vezes, de acordo com a companhia. “Também foram perfurados dois novos poços na linha São Jacó que vão contribuir para colocar mais água na barragem Santa Isabel, pois foram perfurados ao longo do seu leito”, complementam.