Colunistas
Picada Café terá que pagar funcionários do sindicato
O Sindicato dos Municipários ganhou na justiça o direito de ter os funcionários pagos pelo Poder Público, ou seja, dinheiro dos contribuintes que pagam seus impostos em Picada Café. Na semana passada os vereadores aprovaram a contratação de um técnico em radiologia e uma técnica em enfermagem que vão suprir os dois funcionários que vão trabalhar no sindicato. Só que até então a informação era que esses profissionais só seriam cedidos ao sindicato, ficando os salários de total responsabilidade do mesmo.
JUSTIÇA
Mas o que parecia normal, está se tornando dor de cabeça para o Município. Isso porque quinta-feira, dia 12, a justiça deu aval positivo e determinou que o Município arque com estes salários. De acordo com o prefeito Daniel Rückert, o Município deve recorrer da decisão, mas até que haja essa definição somos nós contribuintes que vamos pagar estes salários.
TERCEIRO
Não sei quantos associados possui o Sindicato dos Municipários que foi formado final de 2019. Também não sei quanto trabalho eles terão na entidade que terá sede as margens da BR-116, próximo ao Curtume Ritter. Mas há a informação de que um terceiro servidor está pleiteando deixar os serviços e trabalhar no sindicato, outro sendo remunerado com recursos dos contribuintes.
NECESSIDADE
Não sei quantas pessoas precisam trabalhar no sindicato, qual a necessidade. Para se ter uma ideia, a cerca de três anos o Sindicato dos Calçadistas tinha três mil associados, oferecendo inúmeros serviços, com sede e sub sede, e não tinha mais que seis ou sete funcionários. Um deles, inclusive, era auxiliar de dentista, trabalhava direto com o associado ajudando o dentista. E esse Sindicato dos Municipários, que deve atender apenas nossos servidores públicos, o máximo deve atender a quantidade de servidores que temos em Picada Café. O que não deve ultrapassar os 250 a 300. Bom, temos que aguardar e ver os próximos capítulos dessa novela que se formou. Lembrando que cada contrato novo que se faz é aumento da folha e menos recursos para investimentos.
ÁGUA
Voltando a falar da estiagem, quem acompanha as redes sociais vê quantas vezes falta água em Picada Café. Há relatos de dois, três dias sem água. Aliás, fazia tempo que a gente não passava por um momento tão delicado com a falta de chuva. A última que deu, a cerca de duas semanas, foi boa, mas aquém para recuperar os lençóis freáticos. Quem acompanha o dia a dia dos servidores que cuidam da água sabe que estão fazendo o que podem para atender as demandas. O consumidor reclama, afinal, está pagando e vê no direito de ter a água jorrando em casa.
ECONOMIZAR
A Prefeitura Municipal lançou uma nota pedindo, implorando para que todos poupem água. É hora de economizar de verdade e usar apenas para o necessário. Ou seja, banhos conscientes, higiene pessoal, coisas básicas e necessárias. Lavar carros, molhar jardim, calçadas,… está proibido desperdiçar uma gotinha sequer. Ou seja, vamos colaborar. Se cada um ajudar um pouco neste momento difícil será possível garantir o abastecimento de todos a este bem que é tão necessário.