Destaques
Em Santa Maria do Herval está faltando água até para os frangos
Santa Maria do Herval – Dia após dia a estiagem vem causando estragos. No começo, os agricultores sofreram os primeiros impactos nas suas lavouras, depois, começou a faltar água para o consumo humano e, agora, já está faltando para os animais. Em Canto Becker, na propriedade de seu Círio Hansen, já está faltando água para os frangos. A Prefeitura, através da secretaria de Agricultura está levando água até o produtor, assim como para os demais moradores. Mas, de acordo com o secretário Jaime Morschel, se continuar assim, em um curto prazo, não terão mais aonde pegar água.
“O que estamos fazendo é levar água com um trator, usando o novo tanque de esterco de 5 mil litros, que está limpo, para atender os animas. Mas o problema, é que não temos mais aonde pegar água; as pessoas que têm açudes também não podem mais dar pois correm o risco de os peixes morrerem”, disse Jaime, informando também que estão cavando poços para o gado, mas que não estão mais encontrando água.
O município também está levando água potável para os moradores, para o consumo humano, através de caminhão pipa. Mas Jaime alerta que não estão conseguindo mais dar conta e, por isso, pede o apoio de toda a população para que ajudem a economizar.
10 mil litros diários
Seu Círio, que tem 61 anos, trabalha com frango desde jovem e, também, tem outras ocupações na agricultura. Ele conta que nunca passou por uma situação parecida e se diz preocupado. “Teríamos que ter feito um depósito antes aí, quem sabe, não teria sido tão grave”, lamenta, dizendo que nunca previu uma estiagem de tamanha proporção.
Ele possui dois aviários que contabilizam 30 mil frangos e, como estão em estágio final, precisam de 10 mil litros de água por dia, no mínimo. “Se estiver muito quente, precisam até mais”, explica Círio.
Ajuda emergencial
Seu filho, Édico Hansen de 31 anos, que trabalha junto com o pai na propriedade, contou que graças ao apoio da Prefeitura, estão conseguindo contornar a situação. Eles têm um poço no fundo dos aviários que, em épocas normais sempre está cheio, mas, dessa vez, secou completamente e a Prefeitura vem abastecê-lo.
“Colocamos uma lona dentro, para quando a Prefeitura vir com água nada seja perdido na vazão do solo”, contou Édico, explicando que eles têm mais um poço que desemboca nesse e que ainda tem água, porém, quando a reportagem esteve no local, relatou que estão esperando para usar ele no final de semana. “Vamos usar a água da Prefeitura durante a semana e, nos finais de semana, se faltar, usamos a desse poço”, contou.
Eles também têm dois reservatórios, que somam 12 mil litros de água, mas, essa é apenas a quantidade necessária para um dia. “Sempre temos uma reserva de um dia, mas não sabemos até quando”, disse Édico, contando que esses frangos sairão na próxima semana, mas, já tem previsão de uma nova leva vir no dia 4 de maio.
“Nos primeiros dias consomem pouco, em torno de mil litros diários, e quanto mais crescem, mais água precisam”, explica.
Situação de emergência
A prefeita Mara Stoffel já decretou situação de emergência devido à estiagem no final de março. “A agricultura está sofrendo grandes perdas de produção e estamos ajudando direto com abertura de açudes e levando água com o tanque esterco; além disso o abastecimento para a população está bastante prejudicado. O caminhão tanque está trabalhando diariamente inclusive nos finais de semana para atender a população hervalense”, disse ela.
Mara reforça que estão sendo feitos investimentos significativos para sanar a demanda. “O poço da Ferraria agora está com sua vazão dobrada (aumentamos sua profundidade) compramos 2 reservatórios de 20 mil litros e temos a previsão de perfuração de mais um poço”, explicou, ressaltando que dessa forma espera manter um abastecimento de qualidade mesmo na estiagem, e pediu a conscientização da população para que usem somente o necessário .