Conecte-se conosco

Destaques

Atração na maior feira gaúcha fora do RS, chef lucenense se adapta à rotina em casa

26/06/2020 - 10h03min

Regina Schneider ao lado do ônibus que costuma utilizar para as viagens

Presidente Lucena – A vida quase sempre fora da região deu lugar à casa e aos cuidados com os cães e o jardim. É assim a realidade para Regina Schneider, conhecida por expor na Expotchê, evento privado de fomento à cultura gaúcha que acontece todos os anos em Brasília. Regina costuma expor suas delícias, como cucas e schmier, em eventos no gênero pelo país todo.

Regina é figura conhecida no evento, que não foi cancelado, mas sim transferido, de junho para o período entre 26 de novembro a 10 de dezembro, devido a pandemia. “Vai ser uma edição especial, que celebra o Natal”, diz a chef. A Expotchê é considerada a maior feira gaúcha fora do Rio Grande do Sul. E ela costuma fazer a abertura do evento, junto ao próprio fundador, Rômulo Mendonça.

Ela tem um espaço grande de 100m² na feira, chamada Praça do Pão, onde prepara os produtos. Com as lembranças de 17 anos participando em 27 edições, Regina, por enquanto, treina seus dotes em casa, no Centro de Presidente Lucena, onde vive com a família. Regina mesma não vê a hora de colocar na estrada novamente o ônibus preto transformado em motorhome.

“Trabalho um ano inteiro somente em função dos eventos. Às vezes, fico oito meses fora. Já fiz Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte, Santos, Sorocaba, Uberlândia, entre muitos outros”, lista ela. Embora sua participação na Expotchê seja quase obrigatória, dada sua importância, Regina afirma que seu sustento não vem dos eventos, como era de esperar.

“Penso muito nas outras famílias que são sustentadas pelas feiras, como elas estão se virando. Temos um grupo onde trocamos ideias e informações”, conta Regina. Ela afirma que o público de Brasília é totalmente diferente do gaúcho, no sentido econômico. “São pessoas muito gastadoras, que gostam de comprar os produtos no cartão de crédito”, afirma ela.

“Às vezes, chego a ficar oito meses fora de casa”

Regina, durante a Expotchê: 100m² de área comandados por ela

Município tem grande destaque na Expotchê

O nome do município de Presidente Lucena aparece com destaque na Expotchê. Conforme a página, são consumidas 50 mil cucas durante os dez dias de evento, que tem cobrança de ingresso. Mas Regina não produz sozinha as delícias que são consumidas. Ela leva a família e mais alguns colaboradores nas viagens, que auxiliam na montagem e produção dos alimentos.

“Jamais pensei que passaria por esta situação. Todas as vezes que olho as fotos e vídeos antigos do evento, fico muito emocionada. Foi como se tivessem tirado meu chão. Agora fico em casa, cuido das flores e dos meus cachorros, para não entrar em depressão. Vamos ver como vai ser daqui para a frente”, comenta Regina.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.