Conecte-se conosco

Colunistas destaque

Os eleitos há 20 anos para a Câmara em Dois Irmãos

19/08/2020 - 08h32min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

HÁ 20 ANOS

Pelo visto o pessoal gostou das memórias da política dos anos 80 e 90. Para quem pediu a lista completa dos eleitos para a Câmara de 20 anos atrás, eis a lista: Décio e Yannes (PMDB) e Veronez (PDT) foram reeleitos. Os seis novos foram Quadri (PMDB), Léo (PSDB), Chile (PPB), Elony (PDT) e, por fim, pelo PT, Enio Ferrari e Miguel, que depois virou prefeito. Estes eram os nove, com a presidência da Câmara mantida com hegemonia pela aliança entre PMDB e PDT.

PICANTES

– Vale lembrar que Yannes mal assumiu, pois se licenciou para ser chefe de Gabinete de Juarez e Renato, prefeito e vice eleitos.

– Com isso, Dulce Lotermann foi vereadora pelos quatro anos.

– Vale citar que, destes seis “novatos”, ao contrário dos demais, Chile não era calouro, afinal, já tinha sido vereador nos anos 90, inclusive presidente da Câmara pelo PDS.

– Na eleição seguinte, alguns rostinhos novos que pintaram na Câmara foram Marcel, Ademir Berlitz e Anselmo Schenkel. Também voltaram Rambo e Padeiro, que estavam fora desde 2000.

– Volto a dizer que o objetivo principal não é informar quem se elegeu, mas tecer comentários sobre as eleição e curiosidades.  E, como estou puxando da memória, sem usar o Google, se tiver algo que “não fecha”, então, só você me dar um toque que corrigimos amanhã…

ERRATA

Por falar nisso, não tenho problema com erros. Na imagem da página 3 de segunda-feira, de um casal de Dois Irmãos na cascata da Marcondes citei de forma equivocada que ela ficava no rio Cadeia. Errei! Poderia vir aqui e justificar que pouquíssimas pessoas sabem o nome daquele rio.

Mas, “quem é bom em desculpa não é bom em mais nada”. Então, vamos rechear esta errata com informação: o Feitoria passa aqui, em Dois Irmãos, em Ivoti e Lindolfo. O rio Cadeia passa em Herval, Picada Café e “cai” no Caí.

O arroio da Esquerda passa no Vale Direito e Navegantes, enquanto o arroio da Direita passa no Vale Esquerdo, na Irineu Becker, na passarela do Primavera e deságua no Feitoria.

Por fim, o rio que passa na Marcondes é…

… alguns dizem que é Macaquinho, inclusive o Google Maps. Outros teimam que é o Arroio da Divisa.

Então, fomos buscar a informação direta na fonte: na Marcondes. Conversamos com o Cláudio, nosso ex-colega de firma e hoje dono da Kroetz Transportes, presidente do time da Marcondes (que perdeu em fevereiro e quer a revanche com o Expressinho do 7). Ele mora perto da cascata e esclareceu: é o arroio Tapera. Segundo ele, “não está toda errada, porque antigamente até chamavam o rio de ‘Cadeia 2’”.

Aproveitando: ele esclareceu que o rio Macaquinho tem uma cascata bonita também na Boa Vista e que ele deságua no Tapera, pouco antes da cascata da Marcondes.

Portanto, feita a errata: é arroio Tapera e fim de papo!

E por falar nisso: há uma disputa de cidades para dizer qual é o melhor caminho para ligar a capital até Gramado. Amanhã falaremos mais, mas o “Kroetz Cláudio” garante que é pela Marcondes, só 30km de Dois Irmãos até o Snowland…

Mudando de assunto e finalizando com a mensagem positiva: “Não foca no que ficou para trás porque senão você vai perder as oportunidades que virão pela frente”.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.